Hoje
Máx C
Mín C

Faixa gestão combustível

Proteja a sua casa  em 10 passos 

O que diz a Lei (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho)

1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros).

2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros.

3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projetam sobre a cobertura.

4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a atuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006.

5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação.

6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados.

7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado.

 

  • INSTITUTO DE METEOROLOGIA
  • INSTITUTO NACIONAL DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA INDUSTRIAL (INETI)
  • INSTITUTO GEOLÓGICO E MINEIRO
  • INSTITUTO DA ÁGUA
  • INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (ICNB)
  • LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC)

HÁ PLANOS DE EMERGÊNCIA PARA ATUAR EM CASO DE ACIDENTE GRAVE, CATÁSTROFE OU CALAMIDADE?

Cada um do serviços municipais, distritais e Autoridade Nacional de Proteção Civil, elaboram planos de emergência.

Estes planos devem ser atualizados periodicamente e passam pela realização de exercícios com vista a testar a sua operacionalidade.

O QUE DEVO FAZER EM CASO DE ACIDENTE GRAVE, CATÁSTROFE OU CALAMIDADE?

Em qualquer situação de emergência, procure manter a calma e acalmar as outras pessoas. O pânico é o pior que pode acontecer perante um acidente grave.

Avise e ajude os vizinhos. Evite utilizar o telefone. Desligue a eletricidade (exceto se houver fuga de gás), o gás e a água. Não fume nem acenda fósforos. Em caso de incêndio, chame os bombeiros.

Siga as recomendações das autoridades que forem difundidas pela rádio, televisão ou outros meios. Não dificulte a ação das forças de socorro.

Estas são apenas algumas recomendações já que a diversidade de situações de emergência passíveis de ocorrer não permite uma resposta uniforme que se aplique a todos os casos.

Por isso, os serviços de proteção civil promovem frequentes ações de sensibilização e informação pública com vista à divulgação das medidas concretas de autoproteção aconselháveis nas situações mais perigosas.

Conheça e siga tais medidas de autoproteção. Comente-as com a família.

Adicionalmente, recomendamos que:

8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação.

9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio.

10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior. 
 

Fonte: Direção Geral dos Recursos Florestais