Hoje
Máx C
Mín C

Geminações

A Marinha Grande tem acordos de geminação com os municípios de:


Fundão
 
Município do Fundão


Montemor-o-Novo
 

Municipio de Montemor-o-Novo


Oeiras 

Município de Oeiras

Oliveira de Azeméis 

Município de Oliveira de Azeméis

Salvaterra de Magos 

Município de Salvaterra de Magos

Vila Real de Santo António

Município de Vila Real de Santo António


Fontenay-Sous-Bois 

Os Municípios de Marinha Grande e Fontenay-Sous-Bois celebraram o acordo de geminação no dia 6 de Outubro de 1984. O objetivo foi estabelecer laços de intercâmbio aos níveis educativo, cultural e desportivo. 

Município de Fontenay-Sous-Bois (França)

San Ildefonso – La Granja 

Em 1999 iniciaram-se os primeiros contatos entre os Municípios da Marinha Grande e de San Ildefonso – La Granja, em Espanha, com o objetivo de estabelecer laços de cooperação e geminação, tendo em conta as afinidades existentes. 
Estas afinidades baseiam-se, sobretudo, numa cultura comum do vidro, que no seu contexto histórico ( século XVIII) e com as avançadas ideias de ilustração, geraram um modo de desenvolvimento social e económico, diferente em cada uma das comunidades e, por isso, interessante enquanto proveito mútuo que se pode obter no intercâmbio de experiências. 
O protocolo de geminação foi firmado na cidade da Granja no dia 23 de Agosto de 2000 e ratificado na Marinha Grande no dia 28 de Outubro do mesmo ano. 
O projeto mais ambicioso na cooperação entre as cidades irmãs foi, provavelmente, o denominado  de "Cidades Europeias do Vidro", cujo principal objetivo era valorizar uma forma de vida que surgiu em todas as cidades vidreiras da Europa, que contribuiu para o progresso económico e cientifico dos povos, valorizou o conhecimento humano até o converter em questão de estado condicionando o seu  desenvolvimento . 
Na Granja, deu-se a conhecer publicamente, o projecto Cidades Europeias do Vidro no qual trabalhariam conjuntamente, a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Granja. Posteriormente, foi apresentado o Projeto na Marinha Grande junto das entidades locais e regionais numa cerimónia pública. Na apresentação efetuada na Marinha Grande esteve presente o Chefe do Serviço da cultura do conselho da Europa , à época, o Sr.  José Maria Ballester. 

Município do Real Sítio de San Ildefonso (Espanha)

Tarrafal 

Em 2006 iniciaram-se os primeiros contatos com o Município Cabo Verdiano do Tarrafal, na Ilha de Santiago, com o qual se pretendeu estabelecer vínculos de cooperação em virtude dos laços históricos existentes entre os dois municípios. 
Estes laços fundamentam-se, essencialmente, no facto de Cabo Verde ser um país africano de expressão portuguesa e, por outro lado, no fato de os dois corporizarem importantes acontecimentos históricos para ambos os países, que se cruzaram na luta contra o regime repressivo e colonial português, uma vez que, a exemplo de outros tantos resistentes portugueses, os marinhenses, na sequência da revolta ocorrida em 18 de Janeiro de 1934 em diversos pontos do país e em especial na Marinha Grande, foram particularmente visados pela brutal repressão que se lhe seguiu e que culminou com a deportação de dezenas destes revoltosos para a tristemente célebre “Colónia Penal do Tarrafal”, destinada a albergar presos políticos, onde alguns, como Augusto Costa e António Guerra, vieram a falecer. 
O protocolo de geminação foi assinado, no Tarrafal, em 15 de Janeiro de 2008 e ratificado, na Marinha Grande, no dia 18 de Janeiro deste mesmo ano.
 

Município do Tarrafal (Ilha de Santiago/Cabo Verde)