Passar para o Conteúdo Principal
Turismo Marinha Grande
Turismo Marinha Grande
siga-nos

Receitas da nossa terra

GASTRONOMIA

Através da gastronomia de uma região revelam-se saberes, usos, costumes, e a criatividade que faz sentir o palpitar de uma região, de um país…

A diversidade e a riqueza da gastronomia do concelho, bem como o bom gosto pela cultura de boa mesa, fazem com que seja fácil de encontrar, tanto na cidade como nas localidades em seu redor, um sítio onde comer bem. Pode encontrar-se uma ótima relação qualidade/ preço, de acordo com os próprios gostos e preferências.

A geografia e as condições naturais influenciaram diretamente o tipo de alimentação.

Do mar e da terra recolhe-se abundante e excelente matéria-prima para a confeção de pratos simples ou mais elaborados. O que todos eles têm em comum é a forma de cozinhar: familiar, artesanal, pausada, abundante e variada, herdada de pais para filhos. Cada localidade tem a sua especialidade, os pratos principais reúnem combinações únicas de cores e sabores, concebidos e aperfeiçoados ao longo dos tempos, e dos quais resultam as melhores iguarias da região.

Quem visita o concelho não pode prescindir do prazer de provar no sítio certo uma Sopa doVidreiro ou uma Sopa do Mar de São Pedro de Moel, uns carapaus abertos, umas petingas de caldeirada, uma salada de polvo, uma morcela de arroz ou uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa: o arroz de marisco.

Muito apetecíveis são as sobremesas tradicionais, na sua maioria de origem popular, que complementam ingredientes nutritivos como o leite e os ovos, com uma confeção simples e caseira.

imagem

Os Bolos de Pinhão são especialidades que convém degustar com o saboroso Licor de Leite, que remonta ao século passado.

Este licor era produzido por um habitante da Marinha Grande para consumo próprio e de alguns amigos. Com o decorrer dos tempos começou a ganhar fama, tornando-se num dos produtos mais tradicionais da Marinha Grande. Da abundância de pinhões resulta o seu aproveitamento também para fins lúdicos, como a criação de colares, em que os pinhões são enfiados em linhas, dando origem às chamadas “enfiadas de pinhão”, muito apreciadas pelas crianças.

A geleia de camarinha é outro ex-libris que poderá encontrar no nosso concelho, geleia produzida com camarinhas provenientes do Pinhal do Rei.