DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE COMEMORATIVO DO 50.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

25 Abril 2024

Praça Stephens

25 de abril de 2024

"Caras cidadãs e cidadãos da Marinha Grande,

Marinhenses

É com grande emoção que hoje, nos reunimos para celebrar um dos acontecimentos mais marcantes da nossa história recente, que moldou o destino de Portugal e da nossa comunidade.

Há 50 anos, os militares e o povo português uniram-se numa só voz para gritar por liberdade, paz e justiça, num movimento pacífico, mas resiliente, e colocarem fim à penumbra em que estava mergulhado o País, devido a mais de quatro décadas de regime ditatorial, onde as liberdades individuais eram suprimidas e a democracia e a esperança eram apenas um sonho distante.

O 25 de Abril de 1974 é o nosso dia da libertação!

É o dia do renascimento de Portugal!

Viva o 25 de abril.

Esta foi uma revolução sem donos: nem civis, nem fardados. O 25 de Abril foi de todos, para todos. É um símbolo de coragem, resistência e esperança, em busca da liberdade, da democracia, da justiça social, da igualdade e da melhoria da qualidade de vida.

No ano em que celebramos meio século de revolução, é ocasião para olharmos para trás e recordar os nossos concidadãos, marinhenses como nós, que durante décadas lutaram contra ditadura, pagando tantas vezes essa resistência com a própria vida!

Homens e mulheres que apenas por sonharem com um Portugal livre, uma sociedade democrática, com condições justas de trabalho e de vida, com oportunidades iguais para todos, sofreram a perseguição, os espancamentos, a tortura, os julgamentos sumários, a prisão política e, muitos, até a morte. Devemos honrá-los todos, e relembro apenas dois marinhenses, o Augusto Costa e o António Guerra, que morreram no Tarrafal.

Marinhenses

Para que hoje possamos viver em liberdade tambem temos de refletir sobre o caminho que pretendemos para o nosso país e para o nosso povo. É tempo de pensarmos o futuro com determinação e resiliência, para que as novas gerações continuem a edificar valores, que consolidem a soberania da nossa Pátria.

O legado de abril é inquestionável. Testemunhámos uma enorme transformação e evolução, em todas as esferas da sociedade. Conquistámos uma democracia, assente em eleições livres. Conhecemos a liberdade. A saúde e a educação, que outrora eram privilégios de poucos, tornaram-se direitos fundamentais acessíveis a todos, ainda que, atualmente, conheçam momentos de alguma fragilidade. Assistimos à melhoria acentuada da qualidade de vida, da generalidade da população.

Integrámos a União Europeia, que permitiu criar programas de apoio que potenciaram o desenvolvimento do País.

Se antes da revolução fomos um País de Emigração, com a saída de tantas gerações para fugir à Guerra Colonial ou, simplesmente, para procurar melhores condições de trabalho e de vida, hoje somos uma Nação e um concelho que passou a acolher diferentes nacionalidades.

Assistimos ao surgimento de uma sociedade mais inclusiva e diversificada, aprendendo uns com os outros e construindo laços de solidariedade que transcendem fronteiras. A Imigração trouxe novas culturas, ideias, contribuições e força de trabalho, para enriquecer o nosso tecido social.

Somos hoje uma comunidade forte, onde os valores da liberdade, da justiça, do trabalho e da solidariedade são cultivados e protegidos.

No entanto, não podemos tomar como certas as conquistas de Abril, até porque, nestes 50 anos, muitos têm sido os desafios. O progresso da economia não acompanhou as reais necessidades das instituições e da população. Ainda precisamos de empenhar esforços para garantir condições dignas de vida e de habitação a uma franja significativa da população.

A atual conjuntura internacional, com guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, fragiliza social e economicamente esta gigante “Aldeia Global”. Enquanto celebramos a nossa liberdade, muitos povos continuam a lutar por ela. Guerras e conflitos persistem, recordando-nos a fragilidade da paz e a necessidade de permanecermos vigilantes na defesa dos direitos humanos.

Que possamos continuar a trilhar o caminho da democracia e do desenvolvimento com coragem, com união, e com generosidade!

Que possamos honrar o legado dos nossos pais e avós, e dos militares que fizeram o 25 de Abril, construindo um futuro de liberdade, de paz e desenvolvimento para todos.

Que trabalhemos juntos para fortalecer as nossas instituições e garantir o envolvimento ativo de todos os cidadãos na vida política e social.

Para fomentar essa participação e integração de todos, temos vindo a realizar um vasto conjunto de atividades, que pretendem assinalar esta efeméride e chamar todos os nossos concidadãos.

Há 50 anos, esta pluralidade e liberdade de participação não era possível. Por isso, termos ao dispor um programa de iniciativas, livres, gratuitas e abertas a todos, também é uma conquista de Abril.

Recordo as palavras do primeiro Presidente da República, eleito após o 25 de abril, através de eleições livres, o General António Ramalho Eanes, proferidas, há dias: “A democracia é o poder e o dever de todos”.

Saibamos continuar a erguer a Marinha Grande e o nosso País, honrando o legado da revolução, renovando o nosso compromisso com os ideais do 25 de Abril e reafirmando a nossa determinação em construir um futuro de esperança e oportunidades para todos.

Viva o 25 de abril!

Viva a Marinha Grande!