Hoje
Máx C
Mín C

POPular INATEL - Banda Bicho Carpinteiro

2022/07/08
Popinatel2022 1 728 2500

Popular Inatel São Pedro de Moel

POPular INATEL LEVA CONCERTOS E ANIMAÇÃO INFANTIL A SÃO PEDRO DE MOEL

A Fundação INATEL e o Município da Marinha Grande promovem o Festival “POPular INATEL”, de 8 a 10 de julho, em São Pedro de Moel, tendo como cartaz artistas como Stereossauro, Bicho Carpinteiro, Diabo a Sete e animação infantil.

O evento a decorrer em São Pedro de Moel conta com a coorganização da Câmara Municipal da Marinha Grande e decorre no Centro Cosmos Azul e Mar e no Jardim Vale do Ribeiro. O envolvimento dos municípios e as parcerias com entidades locais e regionais para a promoção desta iniciativa é um dos vetores fundamentais para o sucesso deste evento, que aposta num modelo descentralizado em cada uma das suas edições.

Trata-se da 6ª edição do POPular INATEL, na qual a Fundação INATEL pretende divulgar práticas culturais de raiz ou inspiração tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial, assim como promover e consolidar novos grupos musicais e teatrais do panorama nacional.

Esta iniciativa, de carácter itinerante, esteve presente já em mais de 30 cidades com um número acumulado de mais de 68.000 espectadores de todas as faixas etárias e a participação de dezenas de grupos artísticos oriundos de todo o país, concretizando cerca de 300 espetáculos.

A programação do “POPular INATEL” em São Pedro de Moel é a seguinte:

Dia 8 - Sexta-feira

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 - Atuação da banda Bicho Carpinteiro
Banda nacional que apresenta um rock instrumental e um folk “musculado” regado a viras, fados, chulas e lengalengas, servidos numa bandeja de ambientes eletrónicos temperados com toda a riqueza que a tradição portuguesa têm para oferecer.

 

Dia 9 - Sábado

Cosmos Azul e Mar
16h00 – Espetáculo “da Seiva à Árvore”
Uma criação dos SEIVA para convidar os mais novos a conhecer melhor a música tradicional e a identidade cultural do nosso País, com a apresentação de canções ligadas aos ciclos agrícolas, às romarias e às festas.

Jardim Vale do Ribeiro
22h00 – Espetáculo de Stereossauro
Stereossauro é apaixonado pela reinvenção da música portuguesa e pela busca de novas coordenadas que nos façam sonhar nas pistas de dança. Produtor, DJ, autor e compositor – galardoado internacionalmente – não encontra limites à sua criação, surpreendendo a cada lançamento com a sua genialidade e singularidade.

“Desghosts & Arrayolos” é um disco duplo que representa uma dualidade de estados de espírito, fiel à própria experiência humana. “Arrayolos” integra temas mais pop, dançáveis e upbeat; em “Desghosts” deparamo-nos com criações mais contemplativas e profundas. Stereossauro continua a sublimar as vertentes de autor e compositor, um trabalho que só tem um sample, o que representa uma grande diferença em relação ao disco “Bairro da Ponte” (2019) no qual utilizou samples em todas as músicas.

Dia 10 - Domingo

Cosmos Azul e Mar
11h00 – Espetáculo “No conto da Raposa”
Uma antologia de contos com inspiração na tradição oral portuguesa, protagonizados pela personagem da Raposa, o mais astuto dos animais. O espetáculo alterna entre o contador de histórias e o teatro de fantoches, ao estilo do tradicional. Celebra os saberes antigos da cultura popular, em divertidas histórias rítmicas e atuais.

Jardim Vale do Ribeiro
19h00 – Espetáculo com a banda Diabo a Sete
Diabo a Sete é uma banda folk-rock portuguesa que cruza ritmos, melodias e instrumentos associados à matriz tradicional, com letras e sonoridades contemporâneas. Criativos e com um imaginário particular, os seus espetáculos são conhecidos pelo seu dinamismo, onde se pode sentir a energia da festa popular. Sediados em Coimbra desde 2003, contam com três discos editados e participações em importantes festivais associados à world music, que lhes permitiram recolher ótimas críticas tanto a nível nacional como internacional, confirmando-os como uma referência incontornável na reinvenção da música portuguesa de raiz.