Hoje
Máx C
Mín C

RASTREIO AO HIV ASSINALA DIA DA LUTA CONTRA A SIDA

2021/12/02
Rastreio hiv2 1 728 2500

A Câmara Municipal da Marinha Grande, o Centro de Saúde e os Bombeiros Voluntários, vão realizar um rastreio de HIV, no dia 2 de dezembro, das 09h00 às 18h00, na Praça Guilherme Stephens, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se assinala a 1 de dezembro.

O rastreio é rápido, gratuito e confidencial, bastando uma pequena colheita de sangue. Os testes de rastreio mais utilizados são os testes rápidos, que apenas requerem 1-3 gotas de sangue e dão uma resposta em cerca de 30 minutos.

O Dia Mundial de Luta contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro. Para 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Acabar com as desigualdades. Acabar com a SIDA”.

O HIV continua a matar. A Organização Mundial de Saúde estima que em 2020, morreram cerca de 700 000 pessoas no mundo por VIH e problemas associados. Ainda não há cura. Mas, os tratamentos disponíveis em Portugal permitem que, quando a infeção é detetada a tempo, os infetados tenham qualidade e esperança de vida semelhantes aos não infetados.

Apesar disto, menos de 70% dos infetados em Portugal receberam tratamento em 2019. Logo, é importante detetar a infeção tão cedo quanto possível, para que os infetados tenham acesso ao tratamento na altura certa.

E é, por isso, que a USF Vitrius, com a colaboração da UCC e CMMG, comemoram o dia mundial da luta contra a SIDA 2021, disponibilizando testes de rastreio rápidos, gratuitos e confidenciais, no próximo dia 2 de Dezembro, na praça Guilherme Stephens (em frente à Câmara), entre as 09:00-18:00 horas.

Basta comparecer, terá o resultado em 30 minutos e aconselhamento por um profissional de saúde.

 


Consulte o folheto informativo sobre HIV / SIDA