Hoje
Máx C
Mín C

JOÃO SÓ em “SÓ 10 ANOS” e a convidada BÁRBARA TINOCO

2019/10/01
Local:
Casa da Cultura Teatro Stephens

Dia da Música . JOÃO SÓ em “SÓ 10 ANOS” e a convidada BÁRBARA TINOCO


Sinopse |

João Só nasceu em Coimbra em 1988 e mudou-se aos nove anos para Lisboa.

Ouve de tudo, mas faz questão de cantar e de compor em português. As suas influências vão dos Beatles aos GNR, passando pelos Oasis, Clã, U2, Sérgio Godinho, Tom Petty, Rui Veloso, Elliot Smith, Quarteto 1111, Los Hermanos, Elvis Costello e Jorge Palma.

Começou a compor aos 15 anos e, desde então, nunca mais parou. Em Janeiro de 2008, juntou-se aos Abandonados e gravou o seu álbum de estreia. Em 2011, publicou “Ela Só”, o disco que deu a conhecer “Sorte Grande”, canção mais tarde interpretada em parceria com Lúcia Moniz.
Um ano antes, formou com Miguel Araújo a dupla “Mendes e João Só”, e editaram o EP “Não Entres Nesse Comboio Amor”.

Em “Coração no Chão”, publicado em 2013, aprofundou mais do que nunca a veia beatliana e o fascínio pelas grandes cantigas dos anos 60, das quais se sente herdeiro.

Apesar da sua juventude, João Só é um dos cantautores nacionais de maior reconhecimento e êxito – “Sorte Grande”, “Até Ao Fim” ou “É P’ra Ficar” são apenas alguns dos exemplos.

Mais recentemente, em 2016, João Só surge envolvido em dois projectos aparentemente distantes um do outro mas que têm em comum a destreza criativa – a parceria com Nuno Markl no projecto “Dr. Paixão & Dr. Só”, de alguma forma a sequela de Telebaladas, que esteve presente na antena da Rádio Comercial, para delícia de todos quantos vibram com as cartas a que João Só dá vida sob a forma de canção; o outro, com o título “Deixem o Bullying Só!”, de carácter socio-pedagógico, que visa alertar o público em idade escolar para o fenómeno do bullying nas suas mais variadas perspectivas – a vítima, o agressor, o ciber-bullying e a neutralidade.

E em 2018 este “bom rebelde está de volta”, ainda que desta vez não exactamente com um trabalho de originais, mas com um disco que trará novas e menos novas canções – uma compilação que reúne os melhores temas de João Só, alguns novos e ainda novas reinterpretações de alguns dos antigos.

2019 inicia-se com a reedição de um dos temas incluídos em “Coração no Chão” – “Mais Ninguém” – e o anúncio da tour “Só 10 Anos”, que celebra os seus 10 anos de carreira.

Para quem viu e ouviu e para quem chegou agora, foram Só os primeiros 10 anos. O ano de 2019 iniciou-se com a reedição de um dos temas incluídos em “Coração no Chão” – “Mais Ninguém” – e o anúncio da tour “Só 10 Anos”, que celebra os seus 10 anos de carreira.
“Só 10 anos, que passaram a correr.

Quero festeja-los como deve ser em palco, com a minha banda, amigos e algumas surpresas. Está na altu-ra de passar um pente fino nestes 10 anos de canções e escolher uma ementa musical verdadeiramente gourmet, para que a festa seja rija e o cliente saia satisfeito e de sorriso na cara”.

Para completar esta proposta já por si a não perder, João Só convida a jovem artista Bárbara Tinoco para cantar alguns temas. Bárbara Tinoco é uma cantora e compositora de 20 anos, nascida em Lisboa. Autodidata na guitarra e no canto, estuda Ciências Musicais na Faculdade Nova de Ciências Socias e Humanas.

No ano passado, deu que falar na sua muito breve passagem pela fase de casting do programa “The Voice Portugal”, onde, embora não tendo sido selecionada, teve a oportunidade de mostrar um tema original.

É esse tema – “Antes Dela Dizer Que Sim” - que lançou este ano como o seu single de estreia, gravado no RF Estúdio e no Estúdio Zeco por Ricardo Ferreira, João Só e Nuno Simões.

Ficha Artística |
João Só - Voz
Nuno Simões - Guitarra
Duração: Aprox. 60 m
Classificação Etária | M 6

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Horário:

21h30

Preço:

8 euros