Hoje
Máx C
Mín C

Apresentação do livro “Heróis do Ar”

2018/08/04
Local:
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira - São Pedro de Moel
Capa livro hero is do ar 1 728 2500

O livro “Heróis do Ar”, da autoria de Jaime Martins, é apresentado no dia 4 de agosto (sábado), pelas 18h00, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada em São Pedro de Moel.

De acordo com a sinopse do livro, “quando a aviação começa a desenvolver-se, no início do séc. XX, Artur Rebelo, um jovem natural da Marinha Grande apaixona-se pelos assuntos do ar. Ingressa na escola de aviação Militar, e conhece o Leiriense Fernando Lara Reis. Entre outros pilotos Portugueses são chamados a combater nos céus de França. A guerra trouxe amarguras, mas também progresso tecnológico, amores, paixões, encontros, e desencontros”.

“Procurando passar um retrato fiel da envolvência e camaradagem dos pilotos de caça, o leitor é levado a fazer uma viagem desde início do século XX, até aos dias de hoje, num enredo em que convive com personagens como Machado Santos e Afonso Lopes Vieira, entre outros. Uma viagem em que as intrigas de outrora são reveladas em fascinantes descobertas num sótão.

De uma forma implícita está um convite à reflexão sobre o papel da Carbonária, da Maçonaria e da Igreja numa época tão conturbada da nossa História. Não faltam as descrições de uma cerimónia carbonária, de uma cerimónia maçónica, e um olhar crítico aos acontecimentos em Fátima.

Passados cem anos sobre a Batalha de La Lys, esta obra assume-se como um tributo a todos os portugueses que tombaram na Grande Guerra, um tributo aos pioneiros da aviação militar portuguesa e uma homenagem ao único soldado português fuzilado em França, cuja memória foi timidamente reabilitada em Setembro de 2017.”

Jaime de Oliveira Martins nasceu em 1963, na Marinha Grande. Viveu em Leiria e frequentou o curso de Relações Públicas na LeTourneau University, Texas, nos Estados Unidos da América. Em 2015 terminou a licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Dedicado a causas filantrópicas, fez parte dos corpos gerentes de diversas associações sociais.

“É apaixonado pelo mar, pela Natureza e por animais de companhia. Ativista do bom-humor, não dispensa o abraço de quem gosta. Desde cedo que o gosto por escrever o acompanha. Materializou a sua incursão neste mundo fascinante de criatividade e escrita com o romance Fontes de Guerra, Fontes de Paz.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. A entrada é livre.

Horário:

18h00