Hoje
Máx C
Mín C

PORTUGOESAS espetáculo integrado no 36º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA

2018/04/06
Local:
Casa da Cultura Teatro Stephens
Portugoesas os 3 1 728 2500

Sinopse |

O trio Portugoesas é formado pela soprano Verónica Milagres da Silva e a meio – soprano Carolina Figueiredo, acompanhadas ao piano por Carlos Garcia.
Cantoras de formação clássica, trabalharam juntas durante mais de 15 anos no âmbito do trabalho que desenvolveram no Coro Gulbenkian, tendo decidido a meio deste percurso, por herança cultural e étnica, dar vida à música de Goa.

Esta antiga colónia portuguesa na Índia possui um repertório de uma riqueza ainda por descobrir, tanto na música tradicional, como na erudita e religiosa. É essa miscigenação bebida das culturas ocidental e oriental, com temas portugueses e indianos, que lhe confere a riqueza e originalidade. É a paixão de manter a continuidade dam tradição familiar musical (os pais de ambas as cantoras chegaram a tocar juntos em Goa), que as faz reviver e reinterpretar estes temas de um cancioneiro cada vez mais enriquecido pela pesquisa de autores e obras espalhados pela diáspora goesa à volta do mundo.

Da investigação das duas cantoras resultou um repertório pontuado pela interpretação de temas tradicionais goeses, transmitidos sobretudo pela tradição oral.

Essa busca inclui também temas de cariz religioso e a divulgação de peças eruditas, de autores goeses.

No seu espetáculo, o trio PortuGoesas interpreta com uma sonoridade única, a sua leitura da música goesa tradicional e erudita, respeitando a essência da raiz.

Do cancioneiro tradicional de Goa, o PortuGoesas faz ouvir diversos estilos musicais, como o mandó lento e doce, as dulpodas rápidas e satíricas, o kunbi dos ceifeiros ou o dekni das bailadeiras, onde pontuam temas como Farar Far, Tucá, Kaiboreló, San Francisco Xavierá (o Santo Patrono de Goa), e o incontornável Adeus. Diferente das abordagens de outros grupos que procuram perpetuar a herança do reportório musical originário de Goa, o trio PortuGoesas propõe uma “voz”original para um dos cancioneiros menos conhecidos da lusofonia.


Ficha Artística |
Verónica Milagres, soprano
Carolina Figueiredo, mezzo
Carlos Garcia, piano
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos

Preço | 8€

 

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.

Horário:

21h30

Preço:
8,00 €