Hoje
Máx C
Mín C

Apresentação de peças de Teatro pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - COMEM. 25 DE ABRIL

2024/04/12

12 de abril .

Auditório do Edifício da Resinagem

Apresentação de peças de Teatro pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

19h00 . Peça de teatro “90 anos do 18 de janeiro de 1934 – Conta-me como foi…”, pela Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte

A peça de teatro levada a cena pelos alunos do Clube de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - “– Conta-me como foi…” - retrata, de forma singela, os acontecimentos decorridos na Marinha Grande no dia 18 de janeiro de 1934. Nas três primeiras décadas do século XX, a Marinha Grande viveu, em períodos alternados, uma grave situação de crise económica e social. Houve períodos de falta de trabalho, fome e doença que levaram ao descontentamento do seu operariado. A presença de um forte associativismo entre a comunidade marinhense, em particular junto do operariado vidreiro, terá sido determinante na consciencialização dos valores sociais em causa e no surgimento das várias associações de classe operária. A greve geral de 18 de janeiro de 1934 foi o primeiro grande desafio colocado a Salazar após a entrada em vigor da Constituição de 1933 e das leis laborais do novo regime Estatuto do Trabalho Nacional que dissolveram os sindicatos e proibiam expressamente as greves. Quando em finais de 1933 se iniciaram os preparativos da insurreição e greve geral nacional do dia 18 de janeiro de 1934, o Centro Industrial Vidreiro da Marinha Grande não ficou de fora em articulação com as organizações sindicais nacionais.

Ao longo de nove cenas, os atores transportam os espectadores para diferentes cenários de luta pelos direitos dos trabalhadores, de insurreição contra o poder instituído e também de apresentação das dificuldades que caracterizavam o quotidiano das famílias marinhenses na época.

Simultaneamente traduz uma homenagem, no momento em que se celebram 90 anos do acontecimento, a todos os que pereceram, sofreram ou participaram neste acontecimento histórico, permitindo assim, dar a conhecer às gerações presentes momentos estruturantes da História Local.

Ficha técnica

Dramaturgia: Paula Lopes e Hermínia Lima

Encenação: Paula Lopes e Hermínia Lima

Cenografia: Turmas do 10º E e 11.º E do Curso de Artes Visuais

Interpretação: Maria Biscaia; Carolina Pina; Maria Índio; João Jordão; Guilherme Neves; Martim Tojeira; Tomás Oliveira; Irina Silva; Leonor Chen; Leonor Ramos; Catarina Borges; Ema Sarreira; Cássia Esperança; Amanda Lima; Maria Baridó; Raphael Amancio; Solange Coimbra; Valentina Sobreira; Oriana Rodrigues; Ivon Reis.

Ator convidado: David Romano.

Voz Off: Cesário Silva

Narração: Lara Vieira; Santiago Pedrosa

Som: João Figueiredo.

Luz: Patrícia Bernardo.

Apoios: Grupo de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente; Clube de Teatro “CalaBoca”; Clube de Música “Projeto Calazans Got Talent”.