Hoje
Máx C
Mín C

EXPOSIÇÃO 'AQUILINO FERREIRA: ARTE SOLTA' NO SPORT OPERÁRIO MARINHENSE

2023/01/31
Aquilinoferreira 1 728 2500

Tem lugar a 31 de janeiro de 2023 , entre as 18h30 e as 19h00, a exposição "Aquilino Ferreira: Arte Solta", no Sport Operário Marinhense.

Aquilino Ferreira é um nome incontornável da arte portuguesa contemporânea, não apenas na pintura, mas também nas artes plásticas na sua generalidade.
Para além da sua originalidade criadora, quer na pintura quer na escultura, a sua obra multiplica-se, contínua e ininterruptamente, durante as últimas décadas, numa vida inteiramente consagrada à arte.

Aquilino Ferreira nasce em Vieira de Leiria, entre raios de sol e ventos fortes do mar, num país de navegadores e gente de bem: Portugal.
O seu nome afirmou-se além-fronteiras, principalmente em França a partir da década de 80, desbravando caminhos longos e difíceis, sulcando ondas alterosas como as antigas caravelas, destemidas, embora frágeis, dando-se a conhecer por outras terras deste mundo, cuja imensidade nos surge tão colorido como uma aguarela de limites incontornáveis.

Após ter procurado e desbravado novos rumos para a sua arte, acaba por regressar à Pátria para ficar, o seu porto de abrigo.
Aquilino Ferreira ama a sua terra e recolhe das suas origens as bases da sua formação pessoal e artística, as quais estão nele implícitas, afirmando desse modo a sua apetência para as formas artísticas.

O seu inatismo criador levam-no a relacionar-se com áreas tão distintas como o teatro, a rádio ou o cinema, domínios nos quais fez manifestar as regras da harmonia, sempre presentes na sua obra. Esta virtualidade criadora acentua a sua peculiar personalidade.

Este artista multifacetado domina variadas técnicas artísticas, circunstância que lhe permitiu alcançar um currículo notável. Desse currículo salientam-se os três painéis de azulejo para a Gare da Disneyland de Paris, espaço onde também realiza a sua primeira grande exposição.

Expõe em Chambre Syndicale des Céramistes et Atelier d’Art de France, ainda antes de ter concluído a sua Formação nas áreas da Pintura, da Cerâmica, das Artes Gráficas, do Design e da Publicidade.

Há, nas suas criações, um universo de novos significados, abertos à compreensão e à inteligência do homem contemporâneo. É uma «obra aberta», para usarmos uma designação formulada pelo semiólogo Umberto Eco, a qual permite ao artista a possibilidade de alcançar a expressão mais próxima do Sublime, a categoria criadora que Aristóteles talvez mais tivesse valorizado no seu pensamento acerca da Poética das Formas artísticas.

Esta mostra é organizada pelo Sport Operário Marinhense.

 

 

Fonte: Sport Operário Marinhense