Hoje
Máx C
Mín C

CONCERTO DO 40º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA | Ri-te como Jacques! UMA HOMENAGEM A OFFENBACH

2022/03/18
Teatrosteohens 18marco2022 1 728 2500

FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA NO TEATRO STEPHENS

O Teatro Stephens recebe dois concertos inseridos no 40º Festival Música em Leiria, nos dias 18 e 19 de março, numa organização do Orfeão de Leiria, em parceria com o Município da Marinha Grande.

O ano de 2022 assinala a 40ª edição do “Música em Leiria”, um dos festivais mais antigos em Portugal e dos poucos que, durante estes 40 anos, foi organizado sem interrupções, mesmo em períodos difíceis como aqueles que ainda estamos a atravessar.

Este ano será importante também porque será retomado o formato a que o público de Leiria e da região foi habituado, com a realização de 15 concertos que irão decorrer entre 13 de março e 23 de abril, complementados com mais 5 concertos didáticos, dirigidos a comunidades escolares, que decorrerão nos concelhos mais a norte da comunidade intermunicipal da região de Leiria em maio e junho. Pela Marinha Grande, irão passar dois desses concertos, nos dias 18 e 19 de março.

A programação da 40ª edição irá relembrar Maurice Duruflé, quando passam 120 anos do seu nascimento, e Johannes Brahms, nos 175 anos da sua morte, e continua a dar especial importância à criação e valorização do património musical português, incluindo estreias absolutas, nomeadamente uma obra evocativa dos 75 anos do Orfeão de Leiria, do compositor Carlos Marques, Abertura Op. 75 e a peça Diptyque Mariale de João Santos.

A programação do 40º Festival Música em Leiria a ter lugar no concelho da Marinha Grande é a seguinte:

18 de março . sexta-feira . 21h30
CONCERTO DO 40º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA | Ri-te como Jacques! UMA HOMENAGEM A OFFENBACH
SINOPSE
Partindo da celebração dos 200 anos do nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, a Plateia Protagonista e o trio À la Joie! prestam homenagem a um dos grandes vultos da ópera cómica.
Neste concerto encenado é proposto ao público um grande desafio – viajar pela música como Offenbach viajou pela vida: a rir, rindo-se de si mesmo, rindo-se dos e com os outros. A sua obra mostra-nos um mundo musical, literário e artístico que influenciou inúmeros compositores - alguns dos quais serão convidados a juntar-se a esta folia.
É em Offenbach que encontramos os clássicos e eternos amantes Orfeu e Eurídice agora enfadados e aborrecidos por se verem confinados a uma longa vivência em casal. A mitologia grega e romana e alguns dos seus carismáticos episódios são acompanhados pelo tom solene de uma castradora opinião pública que tenta manter a ordem entre Deuses erráticos e Mortais caprichosos.
Aqui o riso é livre e a seriedade não se confunde com profundidade: a Ópera é para todos e tratamo-la por tu.

FICHA ARTÍSTICA
Conceito e direção artística: Plateia Protagonista / À la Joie!
Encenação: Paulo Lapa
Intérpretes: Marina Pacheco (soprano); Paulo Lapa (tenor); Tiago Matos (barítono); Pedro Costa (piano)
FICHA TÉCNICA
Direção e Produção: Plateia Protagonista
Público-alvo: M6
Preço: 5€
Bilheteira: bol.pt