Hoje
Máx C
Mín C

TRISTÃO E ISOLDA

2019/05/04
Cdce   tristao e isolda  2 1 728 2500

Casa da Cultura Teatro Stephens | 21h30

 

TRISTÃO E ISOLDA

Criação de Nélia Pinheiro

CDCE| COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ÉVORA

 

Esta criação embora acolha o título da ópera de Wagner, e se inspire nos momentos marcantes do libreto, não é uma revisitação do clássico da ópera. Mesmo tendo como pano de fundo a temática, a obra desenvolve uma viagem sensorial própria, no Mito, fora da narrativa convencional, tem como indutores as grandes questões que o mesmo aborda e que interessam trabalhar na atualidade à coreografa - a irracionalidade, o desejo, a dependência do ser humano perante o amor, a mulher (uma descida à sua condição feminina e erótica).

A criação observa o corpo feminino como território de expressão, como catalisador de pulsões, reservatório de memórias das diversas partes que o constituem, no vislumbre de uma anatomia onde o gesto surge ligado às onomatopeias, à memória visual, tátil e emocional.

Com o formato de dueto, a criação desenvolve uma proposta de linguagem multidisciplinar entre a dança, o teatro, a música, a arquitetura de cena e temas que potenciam um discurso contemporâneo sobre a condição humana.

Tristão e Isolda é produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora 2018, e apresentado ao público da Marinha Grande, no âmbito da Candidatura Região de Leiria Rede Cultural da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

 

 

Ficha artística

Direção | Coreografia Nélia Pinheiro
Bailarinos GONÇALO ANDRADE, NÉLIA PINHEIRO
Música Original CESAR VIANA
Musica RICHARD WAGNER - Opera Tristão e Isolda
Músicos (gravação -interpretação da musica original) JOÃO ROIZ ENSEMBLE
Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Cenografia PEDRO CRISÓSTOMO
Desenho de Luz NUNO MEIRA
Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS
Direção de Produção RAFAEL LEITÃO

Espetáculo produzido pela CDCE

A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes, e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Coprodução CINE-TEATRO AVENIDA - CASTELO BRANCO

 

Duração do espetáculo: aproximadamente 60 min, sem intervalo

Classificação: maiores de 6 anos de idade