Gala Remix Afonso Lopes Vieira

O poeta Afonso Lopes Vieira, que imortalizou o verso “Catedral verde e sussurrante, aonde / a luz se ameiga e se esconde / e aonde, ecoando a cantar, / se alonga e se prolonga a longa voz do mar”, no poema “Pinhal do Rei”, é a fonte de inspiração do concurso literário “O poeta da saudade”, que decorre até 15 de março.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Preguiça Associação Criativa e refere-se à promoção da poesia em língua portuguesa, valorizando-se temas como o mar, o pinhal a saudade, ou outros assuntos do imaginário da obra de Afonso Lopes Vieira.

São admitidos a concurso apenas trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, com título, seguindo ou não as normas do acordo ortográfico, e enviados pelos próprios autores ou seus representantes, com o limite de um poema por autor, para o seguinte endereço: preguica.mag@gmail.com e com o assunto “O Poeta da Saudade – Concurso Poético”, até ao dia 15 de março.

Todos os textos a concurso são divulgados e publicados, no site da Preguiça Magazine cujo endereço é http://preguicamagazine.com. Até ao dia 9 de março, foram apresentados 17 poemas.

O júri selecionará o vencedor de cada uma das duas categorias: Grande Prémio de 500 euros e Prémio Revelação (até 23 anos de idade) de 250 euros, com o apoio do Grupo Iberomoldes.

Gala Remix no Teatro Stephens

O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de março (sábado), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, durante a Gala Remix Afonso Lopes Vieira.

A Gala apresentará uma peça audiovisual sobre o que inspirou o poeta Afonso Lopes Vieira; e um retrato do seu mar, do seu pinhal e da génese da sua obra, onde São Pedro de Moel ocupa o papel principal. Serão recitados poemas do autor enquanto uma muito livre abordagem sonora ambiental e uma igualmente livre componente visual completam a experiência.

A Gala irá divulgar os vencedores, leituras de textos selecionados e o espetáculo “Spoken word” que inclui música e projeção multimédia.

O preço dos bilhetes é de 5 euros, devendo as reservas ser feitas através do email teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

Ficha técnica e artística
Música e vídeo: Carlos Martins