Novas criações de poesia inspiradas na obra de Afonso Lopes Vieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Preguiça Associação Criativa estão a promover o concurso “O Poeta da Saudade – Concurso Poético”, com o intuito de fomentar o gosto pela poesia, evocar a obra de Afonso Lopes Vieira e afirmar a região.

O tema desta iniciativa é abrir portas a novas criações, sob a inspiração da obra do poeta Afonso Lopes Vieira. Não serão considerados plágios, valorizando-se, sim, temas como o mar, o pinhal a saudade, ou outros temas do imaginário da obra do poeta.

O género literário elegível para o efeito deste concurso é a poesia em língua portuguesa, podendo concorrer todas as pessoas interessadas.

São admitidos a concurso apenas trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, com título, seguindo ou não as normas do acordo ortográfico, e enviados pelos próprios autores ou seus representantes, com o limite de um poema por autor, para o seguinte endereço: preguica.mag@gmail.com e com o assunto “O Poeta da Saudade – Concurso Poético”.

Envio de trabalhos até 15 de março

O envio de materiais (um poema por autor) deve ser feito por correio eletrónico para preguica.mag@gmail.com, referindo no assunto da mensagem “O Poeta da Saudade – Concurso Poético”, até 15 de março. Todos os textos a concurso são divulgados e publicados nos meses de fevereiro e março de 2015, no site da Preguiça Magazine: http://preguicamagazine.com.

O júri selecionará o vencedor de cada uma das duas categorias: Grande Prémio de 500 euros e Prémio Revelação (até 23 anos de idade) de 250 euros, com o apoio do Grupo Iberomoldes.

Artistas convidados vão produzir música e vídeo dos melhores textos a concurso, cuja apresentação terá lugar na Gala, a decorrer no Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2015, na Casa da Cultura - Teatro Stephens, na Marinha Grande.

A divulgação do concurso e recepção dos poemas tem efeito imediato a partir da sua publicação.

Ao participarem neste concurso, enviando os poemas, os autores assumem a cedência de autorização de publicação dos mesmos, quer durante o concurso quer em publicações posteriores eventualmente desenvolvidas pelo projecto.

O concurso só se realizará se obtiver um número mínimo de 10 participantes e será limitado a um número de 100 participantes.

O júri do Concurso de Poesia é composto por pessoas indicadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Preguiça Associação Criativa. O número de membros do júri é ímpar.