Missão País em Vieira de Leiria

Cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa irão participar na Missão País, que decorrerá de 14 a 21 de fevereiro, na freguesia de Vieira de Leiria, concelho de Marinha Grande, com o objetivo de realizarem voluntariado junto da população idosa, infantil e juvenil e investirem na sua formação pessoal.

A iniciativa é organizada pela Missão País e pela Paróquia de Vieira de Leiria e conta com o apoio das entidades locais.

As Missões são semanas de ação social e de apostolado intensivas que decorrem entre o primeiro e o segundo semestre, para se virarem para aqueles que mais precisam, tendo uma vivência de voluntariado, oração, evangelização e meditação.

Este será o primeiro de três anos de voluntariado que os jovens irão desenvolver em Vieira de Leiria. De 14 a 21 de fevereiro, vão querer conhecer a comunidade e ajudar em tudo o que for possível e preciso, estando distribuídos pelos lares e pelas escolas onde promoverão atividades de animação para as crianças, mesmo durante a interrupção letiva do Carnaval.

Os missionários andarão também de porta em porta para conversar com a população, sobretudo com os idosos, para lhes fazerem companhia e os convidarem a participar nas atividades da Missão. Para fácil identificação, os jovens vestirão camisolas de cor vermelha com a inscrição do lema deste ano “Não te ardia… o coração?” e o logotipo da Missão País.

O grupo da Missão País irá também apresentar a peça de teatro “Não te ardia o coração?”, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria, no dia 20 de fevereiro (sábado), pelas 21h30, cuja entrada será livre.

O pároco de Vieira de Leiria, Miguel Sottomayor, mostra-se agradado com a escolha da sua paróquia para o desenvolvimento da missão, acreditando que “será muito bom para a nossa comunidade poder beneficiar das ações de voluntariado previstas e que irão envolver diferentes faixas etárias”.

Além disso, enaltece “o sentimento abnegado dos missionários, a quem estou tão grato, que saindo das suas áreas de residência e da sua zona de conforto, vêm ajudar de forma desinteressada quem, por vezes, tanto precisa de uma palavra amiga e de um olhar mais profundo”.

Miguel Sottomayor agradece ainda o envolvimento das entidades locais que desde que a Missão começou a ser preparada se prontificaram a colaborar com a Paróquia, tornando possível a realização do evento.

Os chefes da Missão País em Vieira de Leiria, Domingos Braga e Matilde Mendes Pinto, estão “muito entusiasmados e agradecidos por toda a ajuda que já tivemos de toda a comunidade” e acrescentam que “não podíamos sentirmo-nos melhor recebidos!”.

Têm, por isso, expectativas elevadas quanto à aceitação do voluntariado que será erguido pelos cerca de 60 participantes junto da população, acreditando que os seus gestos, palavras e atenção possam revestir-se de enorme significado junto daqueles que os acolham.

Segundo os responsáveis, a Missão País constitui-se como um desafio para todos os seus participantes, porque “aposta na formação de cada missionário procurando que seja um cidadão melhor, mais responsável e mais atento aos outros”. Além disso, “tem ainda o grande objetivo de levar Deus às universidades através da experiência de oração que temos durante esta semana e também através do voluntariado”.

A Missão País em Vieira de Leiria tem o apoio das seguintes entidades:

Agrupamento 1076 do Corpo Nacional de Escutas
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
Associação D. Pedro V
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Biblioteca de Instrução Popular
Câmara Municipal da Marinha Grande
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria
Gertal
Huf Portuguesa
Jardim dos Pequeninos
Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Lares de idosos de Vieira de Leiria

Missões universitárias para todos

A Missão País é uma organização católica, criada em 2003, na Faculdade NovaSBE de Lisboa, que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades das cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.

O projeto tem assistido ao aumentado de faculdades aderentes, que atualmente se situam em 37 instituições de ensino superior, e do número de missionários que, em 2014, foram 1430. A Missão País tem como objetivos incentivar o voluntariado, investir na formação de cada missionário e promover a evangelização nas universidades.

Nos últimos três anos a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa esteve em Manteigas, onde colaboraram no lar, na escola, no patronato e na AFACIDASE (uma associação de deficientes motores e mentais). Para os missionários que tiveram oportunidade de participar, “foram três anos muito enriquecedores, tanto para os missionários como a própria comunidade de Manteigas”. Dos resultados com maior visibilidade realçam a criação de um grupo de jovens que tem como objetivo “continuar a missão que lá começámos”.