Galeria Municipal inaugura em Vieira de Leiria

No próximo dia 20 de janeiro (sexta-feira), pelas 19h00, é inaugurada a Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande que assinala este facto através da abertura da exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar”, que reúne obras de 24 artistas convidados pelo artista vieirense Aquilino Ferreira.

Integra-se nas comemorações do centenário da restauração do concelho da Marinha Grande, ocorrida no dia 20 de janeiro de 1917, através da qual foi alcançada a sua autonomia política, económica, social e cultural.

A exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” apresenta trabalhos de pintura dos seguintes artistas:

Aquilino Ferreira
Zacarias
António Santos
Margarida Lopo.

A mostra está patente na Galeria Municipal de Vieira de Leiria, de 20 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 22h00, e ao sábado e domingo, das 15h0 às 23h00.

Tony Vitorino homenageado na Galeria

A Galeria Tony Vitorino vai funcionar num espaço que já acolheu a Fonoteca Municipal e dedicar-se-á à apresentação de exposições e outras formas de criação artística na área das artes visuais.

Foi atribuída a designação de Tony Vitorino, como forma de homenagear este pintor vieirense associando o seu nome a um espaço de promoção e divulgação artística.

António Rodrigues Vitorino – mais conhecido por Tony Vitorino – nasceu em 5 de abril de 1938, na Praia da Vieira, e faleceu em 21 de janeiro de 2002. Teve formação em Belas Artes na Escola António Arroio e realizou exposições em diversos países onde viveu - para além de Portugal, também França, Alemanha, entre outros, - onde representou, através da sua obra, a cultura vieirense e a arte xávega da Praia da Vieira.

A Galeria tem como objetivos a dinamização e divulgação cultural e artística, na perspetiva da valorização das artes visuais e da cultura local e regional, garantindo a sua fruição; a promoção de eventos relacionados com as temáticas associadas ao concelho e à região; a descentralização da arte e cultura portuguesas, valorizando a afirmação da arte portuguesa e a divulgação da internacional, apostando na formação de públicos e incentivando à criação artística.

Estão previstos o desenvolvimento de parcerias com instituições nacionais e estrangeiras interessadas na prossecução de objetivos comuns; a implementação de um programa anual de eventos diversificados, principalmente exposições de artes visuais, não excluindo outro tipo de eventos como workshops, cursos, palestras, entre outros, com duração variável, dependendo da sua natureza, objetivos e mais-valias.