Livro “Ciclo Rural” apresentado a 14 de janeiro

A Câmara Municipal da Marinha Grande e o CEPAE - Centro do Património da Estremadura promovem a apresentação do livro "Ciclo Rural", da autoria de Ana Saraiva, António Maduro, José Fernandes e Teresa Paula Lemos, que decorre no próximo dia 14 de janeiro (sábado), pelas 19h30, nas instalações da Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura.

Em 2010 o CEPAE organizou com a colaboração de alguns municípios da Alta Estremadura – Marinha Grande, Leiria e Ourém, um conjunto de ciclos temáticos com o objetivo de dar a conhecer alguns aspetos importantes da identidade dos lugares. O ciclo realizado no Agro Museu da Ortigosa Leiria foi dedicado ao mundo rural.

Em 2011 realizou-se na Marinha Grande o ciclo cuja temática foi sobre as carvoarias do Pilado tendo decorrido também um passeio à Praia da Vieira onde foi possível ver em ação uma companha de Arte Xávega. Finalmente, em Ourém, o ciclo foi sobre o espaço rural.

Após a realização destes ciclos foi editado pelo CEPAE o livro “Ciclo Rural” com as comunicações resultantes dos mesmos da autoria de:

Teresa Paula Lemos - As Carvoarias do Pilado, Marinha Grande

António Maduro – A Criação e o Consumo de Porco, Leiria

Ana Saraiva – O Espaço Rural, Ourém

José Fernandes – Acácio de Paiva, Poeta.