Câmara oferece manuais escolares aos alunos do 1º ciclo

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai proceder à oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, no ano letivo 2016/2017.

Com esta medida, a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias do concelho com crianças em idade escolar que, neste momento do ano, costumam ver oneradas as suas despesas.

O desenvolvimento da ação social escolar nos sistemas de ensino do 1º ciclo do ensino básico, tem sido reconhecido como um dos fatores críticos de sucesso das escolas, assumindo uma importância crescente na atual fase de desenvolvimento do Sistema de Ensino Português, tendo como objetivo a concessão de auxílios económicos, bem como a prestação de outros serviços.

O Município da Marinha Grande garante assim o fornecimento dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico público do concelho, pelo sétimo ano consecutivo.

Foram contempladas todas as crianças do 1º ciclo da rede pública, tendo em conta a lista que foi apresentada à Autarquia por cada um dos Agrupamentos de Escolas.

Como habitualmente, os livros são entregues em cada Agrupamento de Escolas e a sua distribuição aos alunos é assegurada no arranque do ano letivo.

Este benefício às famílias representa um investimento da Câmara Municipal de 67.676,68 €, acrescidos de I.V.A., correspondente à aquisição de manuais para 1476 alunos, sendo 695 alunos do Agrupamento Nascente, 557 alunos do Agrupamento Poente e 224 alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

Para o primeiro ano, o Município assume apenas a aquisição dos livros de fichas, cadernos de treino, pasta de materiais de português, matemática e estudo do meio e dicionário ilustrado, uma vez que o Ministério da Educação assume a oferta dos manuais para este ano de escolaridade.