Ateliês infantis na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Casa D’Árvore – ABCNatur estão a realizar oficinas de verão infantis “Gentes e Lugares da Cidade - Olhares com Arte”, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, até agosto. A participação é gratuita.

A iniciativa teve início a 14 de junho e termina no dia 13 de agosto. O objetivo é permitir a ocupação das crianças e fomentar o contacto com as artes e a natureza.

O programa é o seguinte:

JULHO

16 de julho . sábado . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Cardando e fiando… chegamos ao novelo de lã!
Nesta oficina, as crianças vão ter oportunidade de conhecer o processo da lã, desde a ovelha ao novelo. Vão cardar (pentear) e fiar lã e assim chegar ao novelo.
Duração:3h30 | Idade: 7 aos 12 anos

21 de julho . quinta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Iniciação à Cerâmica
Nesta oficina as crianças vão ter oportunidade de experienciar uma arte milenar e com forte tradição na nossa cultura: a Cerâmica.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 10 anos

22 de julho . sexta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Para onde foi o gelo?
Esta oficina pretende aliar a ciência e a arte, através da exploração das mudanças de estado físico e da pintura com gelo. Procurar-se-á colocar as crianças a resolver o problema “Como conservar durante mais tempo um cubo de gelo?”, de modo a compreenderem os conceitos de bom/mau condutor térmico e desenvolverem as suas capacidades em ciência, como é exemplo a observação, a medição e o registo.
Duração: 3h00 | Idade: 6 aos 10 anos

28 de julho . quinta-feira . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
14h30 . Oficina – Pintar o mar
Nesta oficina de pintura a aguarela, as crianças irão expressar a sua relação com a beleza da praia e do mar
Duração: 3:00h | Idade: 8 aos 12 anos

29 de julho . sexta-feira . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
09h30 . Oficina – Teatros de Papel - “Gentes e Lugares da Cidade – Olhares com Arte”
Nesta oficina as crianças vão construir pequenos teatros de papel, personagens e cenários e no final apresentar as histórias.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 12 anos

AGOSTO

11 de agosto . quinta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – “Se eu fosse um super herói”
Quem nunca sonhou ter um super poder? Nesta oficina as crianças aprenderão as bases da ilustração dando largas à imaginação.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 12 anos

12 de agosto . sexta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Arte Xávega – Uma descoberta pela fotografia
Esta oficina irá basear-se na fotografia como registo documental da Arte Xávega característica da Praia da Vieira. Serão trabalhadas a técnica, composição e criatividade no ato de fotografar, capacitando as crianças para um registo individual e único, com valorização do olhar de cada um.
Duração: 3h30 . Idade: 8 aos 12 anos
Observação: Cada criança terá que trazer máquina fotográfica digital ou reflex

13 de agosto . sábado . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
17h00 Oficina - Jogos portáteis
Verão, verão e férias grandes! Provavelmente estaremos mais tempo no exterior ou em viagem. Melhor será não ter bagagem pesada, por isso os jogos em cortiça podem ser uma boa solução. Nesta oficina as crianças vão poder experimentar e construir um jogo em cortiça à sua escolha (dominó, três em linha, memória ou pares) para o levarem consigo para onde forem.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 10 anos

Inscrições: