MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INVESTE MAIS DE 250 MIL EUROS NA PREPARAÇÃO DA ÉPOCA BALNEAR 2026
O Município da Marinha Grande está a investir um total de 256.173,35 euros na preparação, manutenção e realização da época balnear de 2026, na sequência dos elevados danos provocados pela tempestade “Kristin”.
Este investimento integra um conjunto alargado de intervenções e aquisições de serviços, bens e equipamentos, fundamentais para garantir as condições de segurança, acessibilidade e qualidade das praias do concelho.
No âmbito deste esforço, destaca-se uma primeira fase de trabalhos preparatórios, com um investimento de cerca de 86 mil euros, destinados à regularização dos areais e à realização de limpezas corretivas, ações consideradas essenciais para a abertura da época balnear.
Paralelamente, o Município tem vindo a desenvolver intervenções na orla costeira, com especial enfoque na reposição de areia e regularização dos areais, recuperação de acessos às praias, remoção de resíduos e implementação de medidas de segurança.
O vereador do pelouro do Ambiente, Sérgio Silva, sublinha que este investimento reflete “um esforço significativo do Município para garantir que as praias do concelho reúnam as condições necessárias para receber residentes e visitantes, após os danos provocados pela tempestade ‘Kristin’”. O responsável acrescenta que “a prioridade tem sido assegurar a segurança e a qualidade dos espaços balneares, através de uma intervenção abrangente que inclui não só a limpeza e requalificação dos areais, mas também a melhoria das infraestruturas de apoio”.
Entre as principais ações realizadas, incluem-se trabalhos de regularização e limpeza de areais, manutenção e limpeza das praias durante a época balnear, serviços de carpintaria, aquisição de materiais e equipamentos, instalação de passadeiras, reforço da sinalética e intervenções na envolvente das zonas balneares.
Estão ainda incluídas operações de desassoreamento e nivelamento dos areais, bem como a remoção do elevado volume de resíduos depositados nas praias, para as quais estão mobilizados meios humanos e mecânicos.
Para saber mais: