Pedras Negras e Praia Velha coroadas de “ouro”

As praias de Pedras Negras e Praia Velha, no concelho da Marinha Grande, voltaram a ser galardoadas com a bandeira "Qualidade de Ouro 2016", atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Este galardão é atribuído anualmente por aquela organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água. Este ano, a Quercus identificou 382 praias com “Qualidade de Ouro” – mais 68 que no ano anterior, das quais 338 são zonas balneares costeiras, 36 interiores e 8 de transição.

A Câmara Municipal da Marinha Grande volta a congratular-se com esta distinção da Quercus às Pedras Negras e Praia Velha, que visa identificar as praias que nos últimos cinco anos apresentam água de qualidade excelente, garantindo a sua fiabilidade juntos dos veraneantes.

A atribuição do galardão praia com “Qualidade de Ouro” é feita com base em informação pública disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como critérios:

- ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015;

- todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2015) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

De acordo com a Quercus, esta avaliação “é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspeto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura”.