Passeio pedestre na Praia da Vieira

A Câmara Municipal organiza um passeio pedestre no próximo domingo, 8 de maio, na Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, cuja participação é gratuita.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, no Jardim Stephens na Marinha Grande, para quem pretende transporte em autocarro para a Praia da Vieira. Em alternativa, os interessados poderão concentrar-se às 09h15, junto à foz na margem esquerda do Rio Lis.

Os caminheiros vão fazer o percurso circular de pequena rota - Praia da Vieira – PR1 MGR, com 11 km de extensão.

Este percurso foi definido pela Câmara Municipal, no âmbito da valorização ambiental do rio Lis, com a parceria da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

imagem

É o primeiro percurso concretizado no concelho que se encontra devidamente homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e que consta de roteiros nacionais e internacionais, cuja apresentação pública ocorreu em junho de 2015.

Estendendo-se das dunas às matas do Pinhal do Rei e ao estuário do rio Lis este é um percurso que apela ao uso dos sentidos, com forte presença de cores e aromas.

Foi desenvolvido um trabalho científico que permitiu caracterizar os recursos faunísticos e florísticos existentes na área, com a produção de conteúdos que foram disponibilizados, em suportes instalados ao longo do percurso. Foram igualmente desenvolvidos e disponibilizados conteúdos relativos à história das gentes da Praia da Vieira e à história florestal.

Os participantes devem levar água e lanche. A Câmara Municipal aconselha ainda a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se sair do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança dos participantes; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.