Depois da instalação da eletricidade o concelho nunca mais foi o mesmo

“A Eletricidade na Marinha Grande: O motor da vida moderna” é a exposição que está patente na Galeria Municipal, situada no Jardim Stephens, até 30 de junho.

A mostra é organizada pela EDP Distribuição, pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Fundação EDP e faz uma retrospetiva de um século, desde a instalação da eletricidade no concelho até à atualidade, através de imagens, palavras e objetos.

O recuo no tempo, leva o visitante aos antepassados através de uma breve resenha histórica que mostra o caminho percorrido desde a inauguração da eletricidade na Marinha Grande, em 1926, facto que foi recebido com festejos populares.

Para retratar a retrospetiva temporal, a Fundação EDP cedeu alguns eletrodomésticos dos anos 40 e 50 que integram o Museu da Eletricidade e que fazem parte da memória das gerações mais velhas. São também exibidos cartazes de campanhas publicitárias da época, relativos ao uso doméstico da eletricidade.

imagem

É apresentado um conjunto de fotografias de postos de transformação de energia localizados em diversos pontos da cidade, demonstrando a inovação neste setor ao longo dos anos.

Esta viagem chega ao futuro promissor, dando a conhecer aos visitantes os novos contadores da EDP, onde a Marinha Grande se assume como pioneira na adoção destes novos aparelhos no projeto Inovgrid.

A exposição tem entrada gratuita, podendo ser visitada até 30 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00. Para realização de visitas guiadas, deve ser feita marcação prévia através do telefone 244573377.