“ABRIL SAI À RUA” NA MARINHA GRANDE COM MEIO MILHAR DE MANIFESTOS

O Jardim Stephens, na Marinha Grande, e outros espaços públicos das freguesias de Moita e Vieira de Leiria, estão decorados com cerca de meio milhar de manifestos de tema livre, elaborados pela comunidade escolar e sénior, no âmbito do Projeto “Abril sai à Rua”, promovido pelo Município para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O desafio lançado às escolas e instituições e associações de caráter social, tem por base a liberdade de expressão, direito garantido na Declaração dos Direitos do Homem e uma das bases da democracia. Este direito compreende a liberdade de cada um se manifestar e exprimir, de forma a tornar públicos os seus anseios, ideias, dúvidas e opiniões.

Neste contexto, o Projeto “Abril sai à Rua” consistiu em criar “manifestos”, elaborados de forma individual ou coletiva, utilizando uma linguagem verbal e/ou não verbal, curta e de fácil compreensão, procurando apelar, sensibilizar e persuadir quem os vai ler.

Este Projeto associa-se à iniciativa “Todos à Manif”, levada a cabo pelo PNA - Plano Nacional das Artes e igualmente dinamizada pelo Município, mobilizando crianças e jovens dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho, bem como outras instituições do concelho, para participarem numa manifestação de rua, no próximo dia 26 de abril 2024, às 10h30.

abril_sai_a_rua_manifestos_abril2024_3
abril_sai_a_rua_manifestos_abril2024_11