LIVRO “25 DE ABRIL, NO PRINCÍPIO ERA O VERBO” OLHA A REVOLUÇÃO COM HÚMOR

O livro “25 de Abril, no Princípio Era o Verbo”, da autoria de Manuel S. Fonseca, com ilustração de Nuno Saraiva, da Editora Guerra & Paz, foi apresentado esta sexta-feira, 19 de abril, no Museu Joaquim Correia, no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

A sessão promovida pelo Município da Marinha Grande e pela Livraria Livros & Companhias, contou com a presença da presidente da Junta de Freguesia, Maria Neves; da chefe da Divisão da Cultura, Património Cultual e Turismo da Câmara Municipal, Ana Carvalho; da livreira, Odete Marques; e do autor, que partilhou a sua motivação para esta edição.

Manuel S. Fonseca salientou que “não sou o autor deste livro, o autor é o povo. O outro autor do livro é Nuno Saraiva, que fez a banda desenhada”, onde é retratado o PREC (Período Revolucionário em Curso). O que mais maravilhou o autor naquela época “foi a explosão da linguagem, em que um dos símbolos mais cativantes da revolução foi a expressão criativa”.

Partindo de uma pesquisa, que confessou não ter sido fácil, o autor compilou muitas das frases de cartazes e que foram inscritas em paredes, um pouco por todo o País, algumas histórias curiosas da revolução e recorreu ao olhar crítico, humorístico e divertido do ilustrador Nuno Saraiva, para editar “25 de Abril, no Princípio Era o Verbo”.

Esta é uma obra que "festeja os 50 anos do dia que derrubou uma ditadura de 48 anos e que foi uma das mais impressionantes algazarras de liberdade, loucura, e inocente destrambelhamento coletivo que o modesto povo português já viveu”.

livro_manuel_s_fonseca_19042024_2
livro_manuel_s_fonseca_19042024_5