MUSEU DO VIDRO CONTINUA COM CICLO DE CONFERÊNCIAS

A quarta iniciativa do Ciclo de Conferências "O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, comemorativo do 25.º aniversário do Museu do Vidro, juntou na tarde de sábado, 16 de março, no Foyer do Teatro Stephens, vários interessados para ouvir as explicações de Aida Nunes, conservadora e restauradora do Museu de Lisboa, acerca do método R-Org, que visa salvaguardar acervos patrimoniais e minimizar o risco em depósitos patrimoniais.

O evento foi marcado pela presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e do investigador e arqueólogo industrial, Jorge Custódio. O presidente lembrou que esta iniciativa integra o programa funcional e de valorização do Património Municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande com o respetivo estudo histórico-arqueológico e patrimonial, que tem sido realizado pela autarquia.

Aurelio Ferreira acrescentou que o Ciclo de Conferências pretende envolver a comunidade, com o objetivo de incentivar a sua participação no trabalho desenvolvido pelo museu e conhecer o património material e imaterial vidreiro que esta instituição preserva e divulga, tão importante para a identidade local.

A oradora Aida Nunes centrou a sua intervenção nas linhas orientadoras do método Re-Org e nas ferramentas necessárias para a implementação das boas práticas de conservação preventiva e preservação das coleções.

Explicou que a gestão do risco nas Coleções Patrimoniais é uma das principais preocupações das Instituições, que têm a seu cargo a sua conservação e gestão. Em 2011, ICCROM e UNESCO criaram o método Re-Org, para salvaguardar acervos patrimoniais e minimizar o risco em depósitos patrimoniais.

O Museu de Lisboa, onde Aida Nunes desenvolve a sua atividade profissional, implementou o método em 2018 à Reserva Central que, desde então, cumpre os critérios de qualidade de uma reserva profissional e pode ser visitada pelo público em geral mediante agendamento prévio.

A próxima conferência está marcada para o dia 13 de abril, às 16h00, no Foyer do Teatro Stephens para analisar “Narrativas e Comunicação em Museus”, tendo como oradora Joana Monteiro, diretora do Museu de Lisboa.

museu_vidro_conferencia_aida_nunes_metodo_re_org_16032024_2
museu_vidro_conferencia_aida_nunes_metodo_re_org_16032024_4