ROTEIRO PARA A DESCARBONIZAÇÃO NO VIDRO DEBATIDO NA MARINHA GRANDE

O Auditório da Resinagem, recebeu na tarde de quinta feira, 14 de março, o "RODIV 2050 - Roteiro para a Descarbonização na Indústria do Vidro, Embalagem e Cristalaria”, promovido pela AIVE - Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem e pela APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, com o apoio do Município da Marinha Grande.

Neste que foi o evento de lançamento do projeto RODIV 2050, foram dadas a conhecer as orientações para a criação do Roteiro e discutida a importância da descarbonização como instrumento para a competitividade destes setores, identificando riscos e oportunidades não só para estas indústrias, mas para a respetiva cadeia de valor, advindas do processo de descarbonização e transição energética.

Na conferência, onde participaram cerca de 120 pessoas, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, fez alusão à história da Marinha Grande, desde o aparecimento da indústria vidreira, no século XVIII, até à atualidade. Destacou “a importância da indústria vidreira, que, a nível tecnológico, é muito evoluída” e “que tem colocado na sua agenda a descarbonização”.

A iniciativa contou também com a intervenção de representantes da AIVE; Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência CNA | PRR; European Container Glass Federation (FEVE); EY-Parthenon, Ernst & Young, S.A; CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro; Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG); Floene; Rega Energy; BA Glass Portugal; Leerdam Crisal Glass (LCGlass); Agência Portuguesa do Ambiente; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP); Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos; Vidrala Portugal e Verallia Portugal.

conferencia_descarbonizacao14022024_1
conferencia_descarbonizacao14022024_3