Missão País regressa a Vieira de Leiria

“Alegra-te, Foste Encontrado!” é o lema da Missão País 2016 que, pelo segundo ano consecutivo estará na vila de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, de 20 a 27 de fevereiro, para uma semana de voluntariado junto da população idosa, infantil e juvenil.

A Missão País integrará cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, chefiados por Constança Horta e Costa e João Nunes, que serão acolhidos pela Paróquia de Vieira de Leiria, com o apoio das entidades locais.

As Missões são semanas de ação social e de apostolado intensivas vocacionadas para aqueles que mais precisam, tendo uma vivência de voluntariado, oração, evangelização, meditação e de investimento na formação pessoal dos missionários.

Este será o segundo de três anos de voluntariado que os jovens irão desenvolver em Vieira de Leiria. De 20 a 27 de fevereiro, vão contactar com a comunidade e ajudar em tudo o que for possível e preciso, estando distribuídos pelos lares e pelas escolas onde promoverão atividades de animação para os idosos e crianças.

Os missionários andarão também de porta em porta para conversar com a população, sobretudo com os idosos, para lhes fazerem companhia e os convidarem a participar nas atividades da Missão. Para fácil identificação, os jovens vestirão camisolas de cor azul escura com a inscrição do lema deste ano e o logotipo da Missão País.

O grupo da Missão País irá apresentar a peça de teatro “Alegra-te, Foste Encontrado”, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria, no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), com sessões às 16h00 e às 21h30, cuja entrada será livre. Esta iniciativa contará com o apoio do Município da Marinha Grande e da Teatresco - Grupo de Teatro.

A Missão País em Vieira de Leiria tem o apoio das seguintes entidades:

Agrupamento 1076 do Corpo Nacional de Escutas
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
Associação D. Pedro V
Biblioteca de Instrução Popular
Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Câmara Municipal da Marinha Grande
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria
Danone
Dionizio Azinheira
Gertal
GL, S.A.
Guarda Nacional Republicana de Vieira de Leiria
Jardim dos Pequeninos
Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Lares de idosos de Vieira de Leiria
Sousa Cunhal - Investimento SGPS S. A.

Missão tem envolvimento da população

Para o pároco de Vieira de Leiria, Miguel Sottomayor, “esta é uma excelente oportunidade da nossa comunidade poder beneficiar dos gestos, dedicação e carinho que estes jovens trazem para lhe entregar de forma absolutamente altruísta”.

No ano passado “a experiência deste voluntariado foi muito gratificante, quer para os vieirenses, quer para os jovens missionários que deixaram Vieira de Leiria com lágrimas de felicidade no rosto, pelo sentimento de missão cumprida”.

O pároco mostra-se reconhecido pela forma como a freguesia acolheu a Missão País em 2015 e deseja que “este ano tenhamos o mesmo envolvimento da população, estando certo que os voluntários irão honrar todas as colaborações, através do seu trabalho abnegado, solidário e tão meritório”.

Miguel Sottomayor agradece o envolvimento das entidades locais que, à semelhança do ano passado, se prontificaram a colaborar com a Paróquia, tornando possível a realização deste ambicioso projeto.

Aos missionários deixa o seu “sincero agradecimento e o desejo de que a Missão País 2016 possa alegrar muitos corações por terem sido «encontrados»”.

Missões universitárias

A Missão País é uma organização católica, criada em 2003, na Faculdade NovaSBE de Lisboa, que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades das cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.

O projeto tem assistido ao aumentado de faculdades aderentes, que atualmente se situam em 43 instituições de ensino superior. A Missão País começou com 20 missionários, em 2003, registando mais de 2000, em 2016. No total, a Missão País conta com 154 Missões em 13 anos.