Câmara cede instalações para atendimento a adolescentes

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 4 de fevereiro, celebrar um contrato de comodato com a ADESER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande II, IPSS, para a cedência do edifício situado junto à rotunda do Parque Municipal de Exposições, que será destinado ao funcionamento de um Centro de Atendimento ao Adolescente.

O pedido de cedência de instalações resulta da necessidade sentida por parte desta Associação de possuir um espaço que lhe permita assegurar a prestação dos mais variados serviços que terá ao dispor deste público-alvo, como consultas de psicologia, serviços de enfermagem, despistes de HIV, despistes de gravidez precoce, sessões de esclarecimento sobre sexualidade, etc. Para além destes serviços, o centro de atendimento contará ainda com uma sala de convívio multiusos.

A localização das instalações a ceder é tida como uma mais-valia por parte da ADESER II,IPSS, uma vez que situando-se fora do centro urbano conferirá uma maior privacidade aos adolescentes que a este centro irão recorrer.

O contrato será celebrado com a ADESER II, no âmbito do programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) 3G Marinha Social, com a duração de três anos, podendo ser renovado anualmente.

No âmbito do CLDS-3G Marinha Social, uma das ações apresentadas e que foi objeto de aprovação foi a criação de um Centro de Atendimento ao Adolescente, por se tratar de uma das grandes lacunas sentidas no território da Marinha Grande, tendo em conta que se prevê que a consulta do Centro de Saúde seja extinta no início de 2016.

Durante o período de vigência deste projeto pretende-se envolver cerca de 760 jovens dos 13 aos 24 anos de idade, do concelho da Marinha Grande, na adoção de estilos de vida saudáveis e de medidas de integração social, através da criação de um centro de atendimento multiprofissional aos jovens.

Os resultados esperados são: a prevenção de comportamentos de risco, através da adoção de estilos de vida saudáveis; a criação de um atendimento individualizado e a capacitação dos jovens de conhecimentos sobre comportamentos de risco que lhes permitam tomar decisões informadas e conscientes.

O CLDS-3G Marinha Social iniciou as suas funções no passado dia 16 de outubro de 2015, tendo a duração de três anos e os seguintes objetivos:
A capacitação dos cidadãos marinhenses de competências pessoais, sociais, relacionais e profissionais na promoção da igualdade de oportunidades, inclusão social, reconversão profissional e reintegração no mercado de trabalho;
A adoção de estilos de vida saudáveis e de equilíbrio biopsicossocial, através da promoção de estratégias dirigidas às famílias, crianças e jovens e demais cidadãos do concelho da Marinha Grande;
- A promoção proativa das parcerias e dos cidadãos no combate ao isolamento e à exclusão social.

Como entidades parceiras destacam-se a Câmara Municipal da Marinha Grande, o ACES Pinhal Litoral, a UCC – Unidade de Cuidados à Comunidade, o CRI – Centro de Respostas Integradas, o IPJ – Instituto Português da Juventude, os Agrupamentos de Escolas do Concelho e e ADESER II, IPSS (CLDS-3G Marinha Social).