Marinha Grande é o município mais transparente do distrito

A Marinha Grande é o município do distrito de Leiria mais transparente e o sétimo a nível nacional, segundo a terceira edição do Índice de Transparência Municipal, avaliado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC). O Município mantém a sétima posição a nível nacional, que já conseguira obter nos resultados de 2014.

O presidente da Câmara, Paulo Vicente, congratula-se “com a manutenção do 7º lugar no Índice de Transparência Municipal, atribuído pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que representa a valorização e o reconhecimento pelo esforço pela transparência da atividade municipal”.

A Câmara Municipal “continua fortemente empenhada em melhorar esta classificação, no sentido de tornar a sua atividade ainda mais transparente e eficiente em prol dos munícipes e do desenvolvimento do território”, continua.

A lista dos 10 municípios mais transparentes é a seguinte:

1 | Alfândega da Fé | 94.23
2 | Arcos de Valdevez | 89.84
3 | Carregal do Sal | 88.87
4 | Vizela | 87.50
5 | Vila Nova de Cerveira | 86.26
6 | Torres Novas | 85.03
7 | Marinha Grande | 84.89
8 | Vila Pouca de Aguiar | 83.65
9 | Pombal | 83.38
10 | Vila do Bispo | 81.32

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.