ESCOLAS DO PROJETO “À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES” RECEBIDAS NA MARINHA GRANDE

No próximo dia 25 de maio, a Marinha Grande recebe os alunos e professores participantes no projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, para uma receção na Casa da Cultura Teatro Stephens, visita ao Museu do Vidro e às oficinas de artesanato de vidro e atividades no Parque Mártires do Colonialismo.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” (p4Cidades) nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António, elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988. Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado no conhecimento e intercâmbio destas cidades, na área comercial, social, cultural, desportiva e de lazer. Em 1994, com a criação do p4Cidades, abriu-se uma nova janela nesta geminação - a da educação.

Dirigido às crianças do 1º ciclo do ensino básico, este projeto tem-se assumido como um forte contributo na compreensão das metas curriculares do 1º ciclo do ensino básico, na valorização da cultura e sabedoria popular, bem como na formação individual dos alunos e no reforço dos valores essenciais para a cidadania.

Nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023, o desafio proposto denomina-se “CONSTRÓI A HISTÓRIA DA TUA TERRA/CIDADE”. Esta ação educativa vai no sentido de cada escola criar uma história sobre a sua cidade – teatralizá-la, fazer um vídeo e partilhá-lo entre as escolas envolvidas no p4Cidades.

O programa de receção do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é o seguinte:

25 de maio de 2023

10h50 – Chegada das cidades irmãs (junto ao arquivo Municipal - paragem dos autocarros)

11h00 – Casa da Cultura – Teatro Stephens

Boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Teatro "História (s) da Marinha Grande | Lendas, Figuras e Tradições marinhenses”, pela Escola da Comeira e Filme pela Escola Guilherme Stephens

12h15 - Visita ao Museu do Vidro

Visita aos ateliers de artesanato em Vidro ao Vivo

14h00 - Visita à Escola da Comeira

15h00 - Visita à Escola Guilherme Stephens

Atividades no Parque Mártires do Colonialismo.