PINTURA E LIVRO DE ANA CRISTINA LUZ APRESENTADOS

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou na inauguração da exposição de pintura “À Descoberta” e na apresentação do livro “Teatro no Bairro”, da autoria de Ana Cristina Luz, no passado dia 21 de maio, na Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense.

Tratou-se de mais uma iniciativa integrada nas comemorações do centenário da associação, que contou ainda com a presença da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; da presidente da direção, Cristina Carapinha; da autora Ana Cristina Luz; do apresentador do livro, o dramaturgo Luís Mourão; e convidados.

Os trabalhos expostos na exposição “À Descoberta” são o resultado da aprendizagem contínua da autora e da constante procura de uma identidade na aguarela. A mostra fica patente até ao dia 30 de junho.

"Teatro no Bairro" é um trabalho que pretende recuperar a memória de um tempo em que se ia ao teatro à Casa do Pessoal da Empresa de Cimentos de Leiria. Constitui o registo do que foi possível encontrar sobre uma época rica em eventos culturais, que comprovam o dinamismo demonstrado pelas diferentes direções da referida Casa do Pessoal, pela Empresa e por parte dos seus trabalhadores e familiares, ao longo de mais de cinco décadas.

Ana Cristina Luz nasceu em Maceira, tem o mestrado em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho e apresentou o seu primeiro livro “Timor – Histórias com lendas” em 2002 em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e, em agosto desse mesmo ano, participou no “8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura”, em Resistência, Província de Chaco, Argentina.

É detentora de vários prémios, entre os quais, o Prémio Afonso Lopes Vieira, em 2001. Tem 40 livros editados, dos quais 33 para os mais novos, destacando-se O dia em que quase perdemos o 5, que integra o Plano Nacional de Leitura. Tem vários contos e artigos publicados em antologias e jornais em Portugal e no estrangeiro.

anacluz2
anacluz3