CONCURSO ELEGE OS MELHORES ALUNOS PORTUGUESES EM MANDARIM

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou na abertura da Fase Preliminar do 22.º Concurso “Chinese Bridge” para Estudantes Universitários e do 16.º Concurso “Chinese Bridge” para Estudantes do Ensino Secundário de Língua Chinesa a Nível Mundial, que decorreu este sábado, 20 de maio, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

Para além do presidente da Câmara, a sessão contou com a presença do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang; do vereador da Câmara de Leiria, Luís Gomes; da administradora do Politécnico de Leiria, Marisa Gomes; do diretor da ESECS, Pedro Morouço; de reitores, professores e alunos de universidades e escolas secundárias participantes no concurso.

Para o presidente da Câmara da Marinha Grande “é importante o ensino do mandarim, que tem registado um crescimento, dado o potencial económico da China e a diferenciação desta aprendizagem nos currículos dos alunos e recém licenciados”. Aurélio Ferreira faz ainda referência “ao historial do ensino deste idioma na Marinha Grande, com grande número de interessados nesta área”.

O Embaixador da China, Zhao Bentang, desejou que os alunos de mandarim “aproveitem todas as vantagens do bilinguismo, para abrir portas e ultrapassar as fronteiras entre culturas”.

O diretor Pedro Morouço referiu que a ESECS “quer estar na vanguarda no ensino do chinês”, sendo "o ensino das línguas e respetiva cultura uma área fulcral”. O diretor admitiu que a “ESECS continuará a empenhar-se para manter ativos todos os intercâmbios com a China”.

A Chinese Bridge Competition é um concurso internacional de língua chinesa, que reúne estudantes dos ensinos secundário e universitário de todo o país. A final decorre, anualmente, na cidade de Changsha, na província de Hunan, no sul da China Central. O concurso reúne os campeões nacionais de mandarim de cada país, apurados nas pré-eliminatórias organizadas nos respetivos países.

Iniciado pelo Centro da Educação e Cooperação da Língua da China (CECL), o Concurso Mundial de Chinês “Chinese Bridge” tem o apoio da Embaixada da China em Portugal. A iniciativa tem sido um palco internacional para os estudantes jovens, quem escolhem aprender Mandarim, para mostrarem a sua proficiência da língua e comunicação. O evento tem o objetivo de motivar os alunos, a fazer com que se aprofunde a sua compreensão sobre a língua e a cultura chinesas.

chinese_bridge_20052023_
chinese_bridge_20052023_1