FAG 2015 anima Marinha Grande até 6 de dezembro

O Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande acolhe a 26ª edição da FAG – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia, até ao dia 6 de dezembro, apresentando o melhor das tradições e da cultura portuguesas.

A organização está a cargo da Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), que conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A inauguração do certame ocorreu na passada sexta-feira, 27 de novembro, na presença de entidades locais e regionais, em cuja cerimónia o presidente da Câmara, Paulo Vicente, recordou que “conhecimento – de Artes e Tradições – é o que a Feira de Artesanato e Gastronomia nos tem proporcionado ao longo dos últimos 25 anos e, decerto, nos proporcionará também nesta 26ª edição”.

O autarca salientou que “não podemos deixar de reconhecer a FAG como um dos mais importantes eventos culturais e económicos do nosso Município, porque nos proporciona o conhecimento da diversidade existente no nosso país ao mesmo tempo que promove o que de melhor existe e se faz na nossa realidade local”.

Foi dado enfoque ao papel dos voluntários que trabalham para e com a Associação de Casal Galego, em prol da “promoção do bem-estar, da cultura e do desporto, e que, enquanto IPSS presta ainda um inquestionável serviço de apoio social na Freguesia”.

Nesse âmbito, realçou a importante do papel primordial de todas a associações e coletividades do concelho. Paulo Vicente sublinhou “a recente criação do Gabinete de Apoio às Coletividades que, sendo uma aspiração antiga das mesmas, esperamos que possa ser uma resposta eficaz e eficiente da parte da Autarquia às suas necessidades para um trabalho mais rico e mais gerador de satisfação para todos”.

Terminou com uma palavra de incentivo a todos os que erguem a FAG, “por não desistirem de querer dar continuidade a este projeto que traduz a melhor forma de se promover a nossa identidade e a nossa cultura tradicional”.

O presidente da direção da ASCDCG, Francisco Soares, recordou que, a par da mostra de artesanato e gastronomia, é apresentada “uma animação cultural mais rica e diversificada” e agradeceu a todos os voluntários da associação, bem como aos colaboradores das entidades parceiras o trabalho na concertização do evento, realçando o papel do Município.

Francisco Soares informou que a cozinha da coletividade encontra-se quase concluída, “que irá apoiar os nossos idosos e, se possível que seja também uma cozinha social que apoie os idosos da zona de Casal Galego”.

Nuno da Câmara Pereira, UHF e Emanuel

À semelhança da edição anterior, é dado enfoque à animação cultural, cuja aposta assenta na diversidade de artistas e públicos-alvo. A FAG volta a dar espaço às tasquinhas, para degustação de petiscos e produtos regionais, a par de dois restaurantes que continuarão a fazer as delícias dos apreciadores da boa gastronomia portuguesa.

O programa da FAG 2015 é o seguinte:

Dia 2 de dezembro . quarta-feira
21h00 . Trio Carlos Vicente com músicos convidados

Dia 3 de dezembro . quinta-feira
21h00 . Nuno da Câmara Pereira

Dia 4 de dezembro . sexta-feira
21h00 . UHF

Dia 5 de dezembro . sábado
16h00 . Zumba
22h00 . Emanuel

Dia 6 de dezembro . domingo
16h00 . Marcha Popular de Casal Galego (com o apoio da Inatel)
17h00 . Idosos da Associação de Casal Galego
18h00 . Teatro do Sport Império Merinhense
20h00 . Big Band
21h00 . Orquestra da Amieirinha

Preço: 2 euros. Nos dias 4 e 5 de Dezembro as entradas têm o custo de 3 euros.

HORÁRIO
Área de Artesanato: