DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE COMEMORATIVO DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

Discurso do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande comemorativo do 49.º aniversário do 25 de abril de 1974

Praça Stephens

Presidente CMMG Aurélio Ferreira

"Minhas Senhoras e Meus Senhores

Saúdo-vos, calorosamente, numa noite que celebra um momento da história que dita a liberdade do nosso país, uma comemoração que diz tanto à Marinha Grande e a Portugal.

Celebramos os Capitães de Abril, que sempre serão lembrados, e o povo que saiu à rua numa alegria tremenda, de alma preenchida pela conquista dos cravos.

Hoje assinalamos esta memória histórica, que honramos passar para as gerações mais novas, festejamos a liberdade da construção coletiva que fazemos e a democracia conquistada, que queremos ver renovada no futuro dos nossos jovens.

Celebramos 49 anos de liberdade, da história da democracia que, a cada ano, se reinventa, amadurece, é posta à prova e carece de reforço para que se mantenha uma constante da vida.

A liberdade e a democracia são sempre obras em construção. No âmbito das comemorações do 25 de abril de 1974, o Município dinamiza um programa alargado de atividades, envolvendo a comunidade, assinalando deste modo o início do Programa das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos.

De forma simbólica, desenvolvemos o projeto Plantar a Liberdade, centrado numa intervenção nos espaços públicos e culturais, onde se encontram plasmados os diversos trabalhos artísticos realizados pelas escolas, associações, instituições sociais e equipas internas do município, onde a história, valores e símbolos de abril se encontram patentes.

Ao longo destes dias proporcionamos à comunidade momentos de reflexão e discussão da “liberdade”, com recursos a várias manifestações artísticas e culturais.

Há quase meio século, o nosso País vivia isolado da comunidade internacional, enfrentava uma guerra colonial - onde tantos portugueses perderam a vida - era uma Nação com pouco orgulho de si própria, sem autoestima e sem esperança no amanhã.

A bravura de muitos mulheres e homens levou a que se desencadeasse um golpe de Estado, que depôs o regime ditatorial de mais de quatro décadas. Registo uma palavra de gratidão a todos os que, na clandestinidade, preparam e concretizaram a revolução pacífica.

O dia 25 de abril de 1974 mudou, para sempre, o rumo do País e influenciou o nosso quotidiano. Permitiu uma evolução política, económica, social e cultural, que temos o dever de respeitar e fazer progredir.

O caminho que se começou a desenhar naquela madrugada, que tantos esperavam, continua a ser trilhado. 49 anos depois, o nosso propósito deve estar focado em manter viva a nossa história e dar o nosso melhor contributo para honrar os valores conquistados, como a liberdade, a fraternidade, o respeito pelo outro e a justiça.

Valorizar as conquistas de abril faz-se através do nosso empenho e trabalho em construir um concelho cada vez mais desenvolvido, uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos.

Por um lado, assistimos à diáspora portuguesa pelo mundo, por outro, recebemos o movimento migratório de tantas famílias, proveniente de outros continentes, que procuram em Portugal e, em particular, na Marinha Grande, melhores condições de vida, paz, segurança, trabalho, lazer e um território onde os seus filhos possam crescer, aprender e contribuir para o progresso desta terra, que é, afinal, de todos.

Esta realidade, que tantos cidadãos imigrantes procuram é, também, uma conquista da Revolução de Abril, reflexo do nosso sistema democrático atual e da maturidade que a sociedade tem procurado garantir.

Cabe-nos honrar a tradição deste país humanista, solidário e pacifista, para sabermos integrar todos, na certeza, porém, que fazem parte de um concelho acolhedor, multicultural, empreendedor, habituado a estabelecer relações económicas e sociais com o resto do mundo.

Mas os valores alcançados com a revolução também enfrentam desafios, que, todos nós, devemos estar concentrados em superar.

Vivemos um contexto de incerteza à escala global, fortemente agravado pela guerra originada pela invasão da Ucrânia e da crise económica e social. Assistimos ao incremento dos preços da energia, do gás, dos combustíveis, dos resíduos sólidos, dos alimentos, dos bens essenciais, da habitação, o que nos fragiliza e põe em causa o sentimento de bem-estar e segurança.

Reclamamos por melhorias no sistema de educação, proteção social e no Serviço Nacional de Saúde, que, outrora, foram orgulhosas bandeiras alcançadas após o 25 de Abril e que, agora, vemos fragilizadas.

Cientes destas incertezas, queremos combater as desigualdades, implementar medidas que promovam uma sociedade fraterna, garantir qualidade de vida e coesão social a todas as gerações, construir infraestruturas e requalificar as existentes.

Devemos estar vigilantes, mas, sobretudo, atuantes, em prol do bem comum, sem egoísmos pessoais ou políticos, com ética e respeito por cada um. É nisso que continuamos focados, para fazer cumprir abril.

Saibamos, todos juntos, continuar a erguer esforços e ações, para afirmar a liberdade e manter viva a democracia.

Nesta noite, em que respeitamos e enaltecemos os que lutaram e defenderam a liberdade, recordo as palavras de José Carlos Ary dos Santos:

“Agora que já floriu

a esperança na nossa terra

as portas que Abril abriu.

nunca mais ninguém as cerra.”

Viva o 25 de Abril!

Viva Portugal!