LIVRO SOBRE LUTAS ANTI-COLONIAIS APRESENTADO NO TEATRO STEPHENS

Na manhã desta quinta-feira, 30 de março, decorreu no Teatro Stephens a apresentação do livro “Luttes AntiColoniales / Lutas Anti-coloniais”, que contou com a presença da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, Luís Silvestre, Fernando Cardoso, Luís Farinha e Mário Alves.

Assistiram à sessão, alunos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) e do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM).

A vereadora Ana Alves Monteiro abriu a sessão, referindo que a obra se trata de “um livro que nos ajuda a conhecer testemunhos fantásticos de um momento particular da História”, acrescentando que “é importante não esquecermos aquilo que aconteceu no passado”. Além disso, Ana Alves Monteiro destacou a importância dos jovens na construção do futuro, bem como a relevância de existirem docentes que se importam com a temática em questão e que mobilizam os seus alunos para sessões desta natureza.

Recorrendo a testemunhos diretos, análises destas problemáticas e a extratos de vários autores do livro, Fernando Cardoso realçou que o “silêncio é um esquecimento”, enquanto Luís Farinha abordou memórias fortes do colonialismo, nomeadamente o colonialismo português, assim como o anticolonialismo e o pós-colonialismo e atualidade.

A Marinha Grande recebe a iniciativa “Memória e Utopia - Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais”, neste dia 30 de março, no arranque das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril. Será hoje também apresentado, no Teatro Stephens, pelas 20h30, um documentário sobre as lutas e vivências antes da revolução.