MARINHA GRANDE EM REDE PELA COOPERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

O Município da Marinha Grande, enquanto membro fundador da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), esteve representado na primeira Assembleia Intermunicipal de 2023, que decorreu na última quinta-feira, 23 de março, em Matosinhos.

Pela Câmara Municipal da Marinha Grande, estiveram o vereador João Brito e o técnico Luís Barreiros. Para o vereador, a assembleia permitiu “trabalhar em rede na definição de políticas públicas de cooperação para o desenvolvimento e educação para a cidadania”. João Brito destaca como principais conclusões da Assembleia Intermunicipal a discussão em torno de temas como “a importância de definir uma agenda de ação para e com as pessoas; a proteção de recursos naturais e do clima; a garantia da prosperidade dos territórios em respeito pela natureza; a promoção da inclusão social; e as parcerias para o desenvolvimento”.

No decorrer dos trabalhos foram apreciados e aprovados diversos documentos de caráter estratégico, destacando-se a “DECLARAÇÃO – RUMO A 2030”, em que é reafirmado o desejo de todos os membros desta rede, de “contribuir de modo concertado para o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, no quadro das suas políticas de desenvolvimento local, de ações de cooperação e da educação para o desenvolvimento e da cidadania global, ajudando, assim, a consolidar a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) enquanto ator nacional relevante para o avanço do desenvolvimento sustentável em Portugal e nos países parceiros”.

A RICD, formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 22 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

São membros constitutivos da Rede os seguintes municípios:

Amadora, Cascais, Estarreja, Faro, Fundão, Grândola, Lagoa, Loures, Maia, Marinha Grande, Matosinhos, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Ourém, Palmela, Penacova, Seixal, Setúbal, Torres Vedras e Vila Nova de Poiares.

Esta Rede conta ainda com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.