Hoje
Máx C
Mín C

IPDJ ORGANIZA AÇÃO 'NAMORAR COM FAIR PLAY'

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) encontra-se a promover a ação de longa duração “Namorar com Fair Play”, enquadrada no Programa “Agora Nós” (dirigido a entidades que pretendem promover ações de voluntariado e a jovens que pretendem, através da participação, a aquisição de competências).

Para que se possam candidatar, as entidades deverão, num primeiro momento, efetuar o respetivo registo através do seguinte link: https://bdu.ipdj.gov.pt/.

O Programa é gerido através de uma plataforma informática, em: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/ ;

As quatro áreas prioritárias para este ano, são: violência no namoro; igualdade de género e direitos humanos; estereótipos de género; discriminação de orientação sexual e género.

“Namorar com Fair Play” é uma iniciativa destinada a entidades privadas sem fins lucrativos e a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos (exceto quando, face às características de um projeto expressas em sede de candidatura pelas entidades organizadoras, a Direção Regional competente pela avaliação da candidatura considerar que deve existir um limite etário mínimo diferente).

Os objetivos pretendidos com esta ação têm que ver com a efetivação do direito à igualdade e inclusão social de todos os jovens, combatendo a desigualdade e discriminação; prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género; combater a violência no namoro; eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência; sensibilizar os jovens para igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos; identidade de género.

As candidaturas decorrem entre 4 de março e 15 de novembro 2023, podendo ser submetidas até 20 dias antes do início do projeto. As candidaturas devem prever, no máximo, a abordagem de três áreas de intervenção, sendo que a mesma entidade só pode realizar três candidaturas por ano civil.

A realização de projetos ao abrigo da ação “Namorar com Fair Play” possibilita, às entidades organizadoras, candidatarem-se ao Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem e à obtenção de um Selo de Boas Práticas de Voluntariado Jovem, atribuído pelo IPDJ, que certifica a qualidade do projeto realizado.

Mais informações estão disponíveis em: https://ipdj.gov.pt/namorar-com-fair-play