MAIS DE 200 ATLETAS CORRERAM NO CORTA-MATO MÓNICA ROSA

Mais de 200 atletas participaram no 3º Corta-Mato Mónica Rosa, que decorreu no domingo, 29 de janeiro, no Campo da Serradinha, no Pero Neto, que foi apadrinhado pelo atleta olímpico e campeão da Europa de corta-mato, Paulo Guerra.

A prova foi organizada pelo Clube de Atletismo Mónica Rosa e pela Sociedade Instrutiva e Recreativa 1º de Dezembro de Pero Neto, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia da Marinha Grande, dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e dos vários patrocinadores.

A iniciativa contou com a presença do vereador João Brito; da presidente da Junta, Cristina Sousa; do presidente da Associação Distrital de Atletismo, António Reis; e da presidente do Clube de Atletismo organizador, Mónica Rosa.

Participaram atletas federados, populares e alunos em representação de escolas, dos 3 aos 70 anos, oriundos de vários pontos do país. Numa manhã fria, os atletas fizeram um percurso desenhado no interior do pinhal, com piso de terra batida e arenosa, durante o qual podiam ler-se frases motivadoras, afixadas pela organização.

O vereador agradeceu à organização, às equipas e atletas, por possibilitarem um evento que enobrece o desporto e fomenta a prática de atletismo, em todas as faixas etárias. João Brito destacou a presença do atleta olímpico Paulo Guerra, que reconheceu ser um exemplo para introduzir novos praticantes no corta-mato com enorme tradição no concelho e no País.

A organizadora Mónica Rosa mostrou-se muito satisfeita pela forma como a prova decorreu, que vai ao encontro dos objetivos do clube de promover e divulgar a prática do atletismo, nas vertentes de formação, ensino, rendimento e recreação.

Paulo Guerra, oriundo de Barrancos, subiu ao pódio por 17 vezes, em campeonatos do mundo e da Europa, tendo sido atleta de alta competição dos 19 aos 38 anos. O atleta olímpico, que conhece bem o concelho por ter estagiado várias vezes no Pinhal do Rei, apelou às famílias para incentivarem os jovens a correr e não abandonarem a modalidade, através da qual aprendem a lidar com as vitorias e derrotas.

A presidente do CAMR, Mónica Rosa, mostrou-se muito satisfeita com a forma como decorreu mais esta organização, na qual introduziram como novidades a afixação de frases motivacionais para os atletas, ao longo do percurso, como forma de os incentivar a continuar o percurso, e a estafeta, dos benjamins B aos iniciados, para aliviar a resistência e fazer um trabalho de equipa numa modalidade maioritariamente individual.

cm2
cm3