Hoje
Máx C
Mín C

BOMBEIROS DA MARINHA GRANDE COMEMORARAM 123 ANOS

Bombeiros1 1 728 2500

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande assinalou o seu 123º aniversário, numa cerimónia que decorreu no dia 22 de janeiro, nas instalações do quartel.

Participaram a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar; o Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa; o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Rui Rocha; o Vice-presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marco Martins; o Comandante Operacional Distrital, Carlos Guerra; o Presidente da direção dos Bombeiros da Marinha Grande, Pedro Franco; o Comandante da corporação, Ismael Osman; entre outras entidades regionais e locais.

O programa integrou a cerimónia de tomada de posse do novo comandante, Ismael Osman; a atribuição de medalhas de assiduidade de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos, de honra e honorífica, propostas pelo comando e pela direção dos Bombeiros; a entrega de outras condecorações e medalhas pela Liga dos Bombeiros Portugueses e pela ANEPC; e a bênção de uma ambulância.

A Secretária de Estado salientou que “nunca a segurança assumiu um papel tão importante, porque a proteção civil e o socorro irão enfrentar desafios devido às alterações climáticas”. Patrícia Gaspar recordou que “o governo tem feito um esforço significativo para investir nos bombeiros” e evidenciou o trabalho “em torno da preparação do novo modelo de reorganização territorial, que visa uma maior proximidade dos agentes de proteção civil e dos territórios”.

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, felicitou o novo Comandante e fez votos dos maiores sucessos para o exercício das suas funções, em estreita parceria com o Município, em prol da segurança da população. Agradeceu também ao ex-comandante Vítor Graça o serviço público prestado durante o exercício das suas funções. Aurélio Ferreira lembrou que “a Câmara Municipal sempre teve um alto reconhecimento pelo papel dos bombeiros” e que “as verbas atribuídas às corporações são um investimento e não um custo, pela sua coragem, resiliência e voluntariado”.

O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa, salientou que “os bombeiros são a verdadeiramente a espinha dorsal da proteção civil nacional e o garante do que é a segurança da vida dos portugueses”, tendo dirigido uma “palavra de reconhecimento pela vossa coragem e solidariedade”.

O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Rui Rocha, citou como necessidades “a renovação dos veículos, atualização da carreira de bombeiro e definição de benefícios sociais para os bombeiros”.

O Vice-presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marco Martins, deixou uma palavra de “reconhecimento e gratidão pela importância dos bombeiros” e reivindicou “a importância de ser criado o estatuto do bombeiro profissional para os voluntários.

O Presidente da direção da Associação Humanitária, Pedro Franco, identificou a falta de viaturas e de pessoal, acrescentando que “temos de aumentar a atratividade da profissão” apelando à atribuição de mais apoios públicos.

O recém empossado Comandante Ismael Osmar confessou que “temos um caminho a percorrer para reforçar a visibilidade, credibilidade e responsabilidade” e que importa “continuar a crescer em todas as dimensões, mantendo o foco no lema “Vida por vida”, que exige sentido de dever e proatividade”. Comprometeu-se a liderar “pela competência e pelo exemplo”, com valores como “integração de todos, justiça e equidade”.

bombeiros2
bombeiros3
bombeiros4
bombeiros5