COMUNIDADE ESCOLAR SENSIBILIZADA PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Teve lugar no 6 de dezembro, no Edifício Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, uma ação de informação e sensibilização sobre as alterações climáticas e sustentabilidade, dirigida a alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador do ambiente, João Brito; de técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Município e envolveu turmas do 4º ano de escolaridade dos Agrupamento Marinha Grande Nascente (EB Nery Capucho), Marinha Grande Poente (EB Guilherme Stephens) e de Vieira de Leiria (EB António Vitorino).

O encontro com os jovens surgiu no âmbito da elaboração do Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima (PAESC) para o concelho da Marinha Grande e teve como propósito alertar a população escolar para as alterações climáticas e sustentabilidade.

Esta ação começou com a apresentação do Plano de Ação do Município, através da explicação de conceitos e realização de um conjunto de desafios e um Quizz. Seguiu-se a sensibilização acerca de riscos naturais e os incêndios naturais e a visualização da exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel e da realização de experiências da Ciência Viva.

O Município tem vindo a desenvolver um conjunto de ações, cujo objetivo final é alcançar um patamar de sustentabilidade energética e climática, estando para o efeito a desenvolver o PAESC. Pretende-se identificar um conjunto de medidas e ações que reflitam a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a promoção do desenvolvimento da estratégia local de mitigação e adaptação.