MARINHA GRANDE APRESENTA PLATAFORMA PARA O ASSOCIATIVISMO E ASSINA MEMORANDO COM O IPDJ

Com o tema “Associativismo em Movimento“, teve lugar no dia 21 de novembro, no Auditório do Edifício da Resinagem, a cerimónia de apresentação da Plataforma do Associativismo e de assinatura do memorando de entendimento entre o Município da Marinha Grande e o Clube TOP | IPDJ - Programa de capacitação de clubes desportivos.

Foi efetuada a assinatura do memorando entre o Município e o Clube TOP | IPDJ, contando com a presença da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro; do chefe da Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; e do representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Frederico Santos, que apresentou o programa.

De acordo com Ana Alves Monteiro, o memorando “ visa fundamentalmente estabelecer uma relação estreita com o IPDJ, no sentido de se poderem reforçar as questões da formação e da capacitação das direções, das associações, dos agentes desportivos e de todos os que trabalham na área do associativismo, para que possa existir apoio para melhor formar todos os que trabalham nesta área e têm um papel mais ativo no associativismo dentro do concelho”.

Posteriormente, foi apresentado ao tecido associativo do Município o Programa Clube TOP| IPDJ, através da caracterização detalhada das suas seis medidas, que visam potenciar de forma interatuante o papel dos clubes e dos dirigentes através da formação de recursos humanos no clube, do centro de apoio à gestão do clube, do reconhecimento na gestão dos clubes, da certificação de qualidade do Clube Top, na bolsa de emprego online e na cooperação e apoio a projetos existentes.

De seguida, foi apresentada a Plataforma do Associativismo, criada pelo município da Marinha Grande com o objetivo de constituir de forma inovadora e dinâmica um espaço interativo de divulgação do movimento associativo marinhense, valorizando-se este recurso como um canal de comunicação e partilha de informação entre cidadãos, o tecido associativo local e o município. O concelho conta com 106 associações registadas.

Ana Alves Monteiro declarou que “a ideia é ter um local privilegiado por onde passa toda a informação ligada ao associativismo, desde o registo das associações à colocação de documentos pedidos pelo município. É uma plataforma que se pretende que seja facilitadora da relação do município com as associações, um sítio por onde podemos comunicar de forma diferenciadora e mais próxima com as associações, um espaço para o município melhorar a prestação de serviços junto das associações, e as associações terem um canal direto para falar com o município”. A vereadora destacou, ainda, que a 1 de dezembro tem início o processo de candidaturas aos apoios municipais.

A plataforma do Associativismo pode ser consultada no endereço https://associativismo.cm-mgrande.pt/