Teatro Stephens assinalou 1º ano

Durante o mês de outubro, a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, tem apresentado espetáculos de música, teatro e visitas guiadas ao edifício com o objetivo de assinalar o seu primeiro ano de atividade, após a grande requalificação de que foi alvo pela Câmara Municipal.

O ponto alto da comemoração do 1º aniversário ocorreu no passado dia 25 de outubro, numa cerimónia que homenageou os intervenientes na peça “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca e exibida há um ano, no âmbito do programa da reabertura daquela sala de espetáculos.

Na sessão, onde estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, a vice-presidente da Câmara, vereadores e representantes de entidades locais, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, lembrou que “homenageamos reconhecidamente todos os que promoveram, realizaram e participaram no primeiro espetáculo desta renovada Casa da Cultura Marinhense”.

Paulo Vicente realçou também “o trabalho, a competência e dedicação” dos que “conceberam e ajudaram a pôr em marcha este processo de reabilitação do velhinho e encerrado Teatro Stephens, transformando-o neste magnífico espaço de cultura”, nomeadamente, o arquiteto Miguel Figueiredo, autor do projeto, os responsáveis pela elaboração da candidatura comunitária e os técnicos que fiscalizaram a obra, Susana Silva, Ângelo Rosário e Telmo Faria.

Finalmente, “a Marinha Grande tem uma Casa da Cultura - um teatro digno do seu nome e da sua gente”, continuou.

A vice-presidente da Câmara e vereadora da Cultura, Cidália Ferreira, referiu que o Teatro Stephens “é uma casa de memória para todos nós marinhenses”. Recordando as sessões de cinema e os espetáculos ali encenados, que atravessaram gerações, a autarca justificou aquela comemoração “com grande orgulho e grande gratidão”.

Enalteceu a encenação de Norberto Barroca e o seu contributo para a dinamização do teatro na Marinha Grande, bem como todas as pessoas que participaram no referido espetáculo. E deixou o compromisso de se continuar a dar vida a esta sala que faz parte da história do concelho.

Na cerimónia comemorativa do 1º aniversário foram entregues os votos de louvor, aprovados por unanimidade e aclamação pela Câmara Municipal da Marinha Grande, na reunião de 30 de outubro de 2014, “a todos os participantes na representação da peça «Palco de Memórias»”.

Os agraciados foram mais de uma centena e dela fizeram parte atores, músicos, cantores e um conjunto de pessoas que estiveram nos bastidores, na receção, na assistência ao palco ou no guarda-roupa.

Durante a cerimónia, houve momentos musicais, com a interpretação de temas que integraram a peça “Palco de Memórias", alguns dos quais têm sido cantados por diferentes gerações.