AÇÃO DE FORMAÇÃO “BOAS PRÁTICAS PARA OS ARQUIVOS DAS ASSOCIAÇÕES, DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em colaboração com a Rede de Arquivos da Região de Leiria e com a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), vai realizar uma ação formação de “Boas Práticas para os Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto da Região de Leiria”, nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira (Biblioteca Municipal de Leiria), com a parceria da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).

Esta ação destina-se a dirigentes associativos e colaboradores das Associações de Cultura, Recreio e Desporto da Região de Leiria, técnicos de arquivo e arquivistas da Região de Leiria, e tem como principais objetivos a promoção de formas adequadas de tratamento dos arquivos associativos e a divulgação dos manuais coordenados pela DGLAB, no âmbito da gestão e salvaguarda e valorização dos arquivos das associações: “Guia de Boas Práticas para os Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”.

Inscrição obrigatória (gratuita), formalizada através do seguinte endereço:

Prazo limite de inscrição: 09 de novembro

Objetivos:
Promover formas adequadas de tratamento dos arquivos associativos;
Divulgar os manuais coordenados pela DGLAB, no âmbito da gestão e salvaguarda e valorização dos arquivos das associações: “Guia de Boas Práticas para os Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”.

Módulos:
1 – Gestão de documentos de uso corrente
2 – Gestão de documentos de conservação permanente.
Conteúdos

Módulo 1 – Gestão de Documentos de uso corrente
Duração - 2 dias

1.º Dia
I – Conceitos básicos de arquivo
II- Captura e registo de documentos de arquivo
III-Organização
IV–Digitalização

2.º Dia
V – Avaliação, seleção e eliminação
VI – Conservação e preservação de documentos em suporte tradicional
VII – Gestão de documentos de arquivo eletrónicos
VIII - Acesso aos arquivos

Módulo 2 – Gestão de documentos de conservação permanente

3º Dia
I – Política e responsabilidades de gestão da documentação de conservação permanente
II – Transferência e aquisição
III- Conservação e preservação de documentos em suporte analógico
IV- Organização
V- Descrição
VI- Digitalização
VI – Informatização
VII- Acesso e Difusão
IX- Salvaguarda e valorização dos arquivos
X- Instrumentos de descrição a utilizar no arquivo histórico da associação:
           a) Apresentação de quadro de classificação de um fundo de arquivo de uma associação de cultura, recreio e desporto: o Clube Naval de Lisboa;
           b) Software de descrição arquivística: o caso do ATOM.

Formadora: Maria José Fidalgo (DGLAB/DSAN)

Organização: CIMRL, Rede de Arquivos da Região de Leiria e DGLAB

Parcerias: CPCCRD