PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA NAS FREGUESIAS

O Município da Marinha Grande e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realizaram ações de sensibilização de prevenção do cancro da mama, em colaboração com as Juntas de Freguesia de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, no passado sábado, 22 de outubro.

A iniciativa integrou-se no âmbito da campanha “Outubro Rosa” e contou com a presença da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; dos representantes das Juntas de Freguesia; de técnicos da Câmara Municipal e da população que quis assistir.

As sessões de sensibilização sobre a doença foram apresentadas por médicos da ACES Pinhal Litoral e elementos da LPCC, que recordaram que o cancro da mama é um relevante problema de saúde pública.

Não são conhecidas as causas exatas da doença. No entanto, foram identificados alguns fatores de risco que importa conhecer:
- O maior fator de risco para o cancro da mama é a idade (80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos);
- Uma mulher que já tenha tido cancro numa das mamas tem maior risco de ter esta doença na outra;
- As alterações em determinados genes, transmitidas pelos pais, estão na origem de cerca de 5% a 10% dos casos de cancro da mama;
- O excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de cancro da mama;
- O consumo de tabaco ou o consumo excessivo de álcool estão associados ao desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da mama;
- A primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos) são fatores de risco para o cancro da mama.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

De forma a sensibilizar para a prevenção do cancro da mama, a fachada do edifício dos Paços do concelho está iluminada de rosa, até ao final do mês de outubro.

cancro2

cancro3