ESCRITOR ONDJAKI APRESENTOU LIVRO NA MARINHA GRANDE

O escritor Ondjaki esteve na Marinha Grande, na passada segunda-feira, 24 de outubro, para apresentar o seu mais recente livro intitulado "Vou Mudar a Cozinha", da Caminho.

O escritor e o responsável pela editora apresentaram a obra na Livraria Livros & Companhia, cuja sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, que foi convidado para a iniciativa. O autarca felicitou o prosador e poeta angolano, enaltecendo o seu contributo para a promoção do livro e da leitura e da língua portuguesa.

Ondjaki esteve à conversa com o público presente, partilhando histórias verídicas e outras estórias que fazem parte do imaginário, tando dos seus livros infantis, como da prosa e poesia que escreve para adultos.

Em seis contos, passando pelo Brasil, Sérvia, Macau e Luanda, Ondjaki aborda narrativas presas a um universo essencialmente feminino, oblíquo e inesperado. Por vezes em ritmo sincopado, como se do vento brotasse uma respiração; noutras, em frases curtas, aponta indagações humanas plenas de mistério.

O último conto, que dá título ao livro, resultou numa curta-metragem escrita e realizada pelo autor. Partindo de lugares ou situações mundanas (ou não), estas páginas revelam, também, a paixão de um autor que observa, retém e (nos) devolve com minúcia alguns detalhes menos óbvios do vasto comportamento humano.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. É prosador, às vezes poeta. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco. Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com os da minha rua; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com AvóDezanove e o segredo do soviético (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com a bicicleta que tinha bigodes. Em 2013, com os transparentes, ganhou o Prémio José Saramago.

ond2
ond3