ARTISTAS MEXICANOS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE EXPÕEM NO NAC

As obras dos artistas mexicanos De La Torre Brothers, reconhecidos internacionalmente, estão expostas no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro, na Marinha Grande, desde o passado dia 22 de outubro, numa oportunidade única de ver, em Portugal, as obras de arte em vidro dos irmãos Einar e Jamex, concebidas com excecional mestria.

A inauguração da mostra “Postais Coloniais, De La Torre Brothers" contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; da cônsul da Embaixada do México em Portugal, Rocio Carbajal; da encarregada dos assuntos políticos, económico-comercial e turismo da Embaixada, Laura Garzón; dos artistas Einar e Jamex De La Torre; e de vários convidados.

O presidente da Câmara referiu que “é um grande orgulho para a Marinha Grande apresentar esta exposição dos irmãos De La Torre, sobretudo no Ano Internacional do Vidro”, fazendo votos para que “o público visite estas obras de arte”. Aurélio Ferreira agradeceu aos artistas e aos colaboradores do município, que trabalharam na montagem da exposição.

Jamex De La Torre referiu ser “um enorme prazer expor na Marinha Grande, mostrando uma série de obras de vidro que foram viajando em distintos lugares da Europa” e nas quais foram utilizadas técnicas que misturam vidro e outros materiais.

Einar De La Torre explicou que “esta exposição começou há 11 anos, na Noruega, contendo peças e instalações que, ao longo dos anos, foram sendo produzidas em distintos lugares da Europa”. O título "Postais coloniais” deve-se ao facto de “muitas destas obras retratarem a identidade e tudo o que complementa o património de um território. Com esta exposição, estamos colonizando a Europa, com obras de arte”.

A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers" é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do Ano Internacional do Vidro. Apresenta obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde os artistas já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE.

Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.

Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição, no NAC, localizado no Edifício da Resinagem, até 30 de setembro de 2023, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h30) e das 14h00 às 17h00 (última entrada às 16h30). A entrada é gratuita.

dltb2
dltb3