PRESIDENTE DA CÂMARA ANUNCIA CONSTITUIÇÃO DO COMITÉ CONSULTIVO DO MUSEU DA FLORESTA

No dia 15 de outubro de 2022, em que passam cinco anos sobre o incêndio do Pinhal do Rei, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, anunciou a criação do Comité Consultivo do Museu Nacional da Floresta (MNF), durante a visita ao concelho do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

O presidente Aurélio Ferreira destaca a “importância que o Município e a comunidade marinhense, atribuem à materialização do MNF, na Marinha Grande”, criado pela n.º 108, de 3 de agosto de 1999.

Atualmente, e sobretudo após o incêndio de 2017, “o empenho de se concretizar a instalação do MNF na Marinha Grande, torna-se uma ambição maior para o concelho, e para a região, que viu desaparecer em escassas horas a mancha de pinhal identitária da história florestal nacional”, acrescenta.

O contexto global das alterações climáticas, associado à desflorestação e ao incêndio das Matas Litorais em 2017, atribuem hoje à materialização do Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande, uma importância acrescida, ao assumir-se como elo catalisador para a requalificação, investigação e adaptação das florestas locais aos desafios globais.

O Comité é coordenado pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e integra o presidente da Ordem dos Arquitetos Portugueses, Gonçalo Byrne; o coordenador da Comissão Técnica de Sustentabilidade da Ordem dos Arquitetos, Ricardo Camacho; o arquiteto marinhense, Frederico Barosa; a chefe de Divisão da Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal, Ana Carvalho; o chefe de Divisão Jurídica, Nuno Costa; e a técnica superior da Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas e Sustentabilidade, Sónia Guerra; sendo objetivo vir a integrar, no curto prazo, entidades parceiras, tal como representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O Comité Consultivo do Museu Nacional da Floresta tem como objetivo:

- Elaborar a estratégia para a implementação faseada do Museu Nacional da Floresta, de forma a possibilitar a preservação e dinamização do Parque do Engenho e tornar exequível a implementação de uma primeira estrutura do MNF na Marinha Grande.

A primeira reunião do Comité realizou-se no dia 11 de outubro de 2022. A próxima etapa será a definição da estrutura, competências e metodologia de trabalho.