AGENTES LOCAIS REUNIDOS SOBRE PLANO PARA A ENERGIA SUSTENTÁVEL

A Câmara Municipal da Marinha Grande organizou um workshop de apresentação do Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima, a 10 de outubro, que teve lugar no Edifício da Resinagem e contou com a participação de vários agentes locais.

A sessão teve início com uma breve apresentação por parte do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira. O autarca referiu que neste workshop se pretendeu “compilar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há mais de um ano”. “As energias, energia sustentável e gás são preocupações de particulares, instituições e empresas”, proferiu Aurélio Ferreira.

De acordo com o presidente da Câmara, está patente o desafio de a Marinha Grande se tornar numa “cidade industrial sustentável”, através da melhoria da eficiência energética e fazendo face às alterações climáticas. Tal como destacou o presidente da Câmara, este workshop consistiu na primeira sessão do género, visto que outras atividades decorrerão nos meses de novembro e dezembro, nomeadamente a realização de um segundo workshop com os agentes locais e um seminário para informação e sensibilização da população escolar para o tema das Alterações Climáticas.

Seguidamente, passou-se à apresentação do plano, por parte de Sofia Martins, da empresa contratada para a elaboração do plano. De acordo com a engenheira, pretende-se que este projeto “reflita a realidade do território e tenha em conta as alterações dos agentes que atuam no concelho”, de forma a mostrar o ponto de situação ao nível dos resultados dos estudos climáticos.

Através do plano, pretende-se chegar a medidas de ação e adaptação, monitorização, bem como estabelecer projeções climáticas, com identificação de medidas prioritárias, entre outras. Além disso, a ficha climática do concelho identificou um aumento da temperatura média, diminuição da precipitação média anual, secas mais intensas, ventos mais fortes.

A segunda parte da atividade consistiu na divisão dos participantes em grupos de reflexão e debate. O primeiro grupo contou com os temas relativos aos recursos hídricos, zonas costeiras e turismo e outras atividades económicas. A seu lado, reuniram-se participantes para debater questões relacionadas com agricultura, floresta e biodiversidade e ordenamento do território. Por último, juntou-se um grupo para abordar as temáticas de transportes e infraestruturas e de energia, indústria e resíduos.